COMPARTILHE

Os candidatos aprovados na primeira etapa do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025) poderão consultar, a partir das 16h de segunda-feira (1º), os locais das provas discursivas. As informações estarão disponíveis no cartão de confirmação de inscrição, acessível na página do concurso no site da Fundação Getulio Vargas (FGV), banca responsável pelo processo seletivo. Para visualizar o documento, é necessário informar o número do CPF e a senha da plataforma Gov.br.

A prova discursiva será aplicada em 7 de dezembro, em 228 cidades de todas as regiões do país, assim como ocorreu na etapa objetiva realizada em 5 de outubro.

Cartão de confirmação

O cartão de confirmação é individual e reúne os dados dos 42.499 candidatos aprovados e classificados na primeira etapa. O documento informa número de inscrição, data, horário e local da avaliação, além de indicar se o participante tem direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social.

A lista de convocados, divulgada em 12 de novembro pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), está disponível no site da FGV. Embora o porte do cartão não seja obrigatório, o MGI e a FGV recomendam levar o documento impresso no dia da prova para facilitar a localização.

Como serão as provas

Para os cargos de nível superior, a prova discursiva será composta por duas questões, cada uma valendo 22,5 pontos, totalizando 45 pontos. No caso dos cargos de nível intermediário, a avaliação consistirá em uma redação dissertativo-argumentativa, com nota máxima de 30 pontos.

Os textos devem ter até 30 linhas e serão avaliados com base em conhecimentos específicos — que representam 50% da nota total para nível superior — e no domínio da língua portuguesa, que corresponde a 50% da pontuação para nível superior e 100% para nível intermediário. A prova deve ser escrita à mão, com caneta azul ou preta, e apenas o conteúdo transcrito na folha definitiva será corrigido.

Horários

Para candidatos de nível superior, a prova será aplicada das 13h às 16h, no horário de Brasília. Os inscritos para vagas de nível intermediário farão a avaliação das 13h às 15h. Em ambos os casos, os portões serão fechados às 12h30.

O CNU 2025

Conhecido como “Enem dos Concursos”, o CNU 2025 oferece 3.652 vagas distribuídas em 32 órgãos do governo federal. Dessas, 3.144 são destinadas a cargos de nível superior e 508 a funções de nível intermediário. Segundo o MGI, 2.480 vagas são para preenchimento imediato e 1.172 para provimento no curto prazo, após a homologação dos resultados.

Além das vagas diretas, o concurso também formará um banco de candidatos aprovados para lista de espera. Os postos são distribuídos em nove blocos temáticos, e o modelo de inscrição segue o adotado na edição anterior, permitindo que o candidato escolha diferentes cargos dentro do mesmo bloco e defina sua ordem de preferência.

Foto de capa: Paulo Pinto/Agência Brasil

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.