quarta-feira, 05/02/2025, 10:47

O Natal é uma das épocas mais esperadas do ano, marcada por celebrações, troca de presentes, jantares festivos e, claro, muitas superstições. Muitas delas têm raízes profundas em tradições antigas, envolvendo rituais e símbolos que são passados de geração em geração. Embora o Natal seja amplamente celebrado como uma festa religiosa, com o nascimento de Jesus Cristo no centro da festividade, diversas superstições e crenças populares adicionam um toque místico à celebração. Vamos conhecer algumas das mais conhecidas.

1. Simbolismo das Cores

As cores do Natal também estão carregadas de simbolismos e superstições.

Vermelho: Boa sorte, prosperidade e espírito natalino.

Verde: esperança e renovação.

É comum as pessoas decorarem suas casas com essas cores, na crença de que elas trarão sorte para o novo ano. As velas vermelhas e verdes, acesas em alguns lares, são vistas como uma forma de atrair boas energias.

2. Comer 12 uvas à meia-noite

Embora essa superstição seja mais comum na passagem de ano, ela também é muito praticada em algumas culturas durante o Natal. A crença é que, ao comer as 12 uvas, uma para cada badalada do relógio à meia-noite, a pessoa garante um ano próspero, com saúde e sorte. Essa tradição é muito forte na Espanha, mas já foi incorporada a várias outras partes do mundo, inclusive no Brasil.

3. O presente de natal

O ato de trocar presentes durante o Natal está profundamente relacionado à lenda de São Nicolau, mais conhecido como Papai Noel, mas também carrega algumas superstições. Uma delas é a crença de que, ao dar um presente, a pessoa deve sempre fazer isso com o coração aberto e sem esperar algo em troca. A superstição diz que, se o presente for dado com um sentimento de amizade ou amor genuíno, a relação entre as pessoas envolvidas será sempre abençoada.

4. Vassouras e espanadores

Na Noruega, Natal significa esconder seus esfregões e vassouras – não porque as pessoas não querem limpar, mas porque os noruegueses são um pouco supersticiosos e querem impedir que espíritos malignos, que retornam à Terra naquela noite, roubem as vassouras e façam um passeio por aí, pelos céus na noite de natal.

5. Aranhas de natal

Acredite ou não, aranhas também podem se tornar parte das tradições de Natal. Na Ucrânia, as árvores de Natal são decoradas com teias de aranha – não se desespere, são enfeites que parecem teias de aranha, que segundo eles, trazem boa sorte. Segundo a história, existia uma mulher pobre que não podia pagar ornamentos para decorar sua árvore, na manhã seguinte, ela acordou e sua árvore estava coberta de teias de aranha que brilhavam lindamente à luz do sol. Outros países, como a Polônia ou a Alemanha, consideram boa sorte encontrar uma aranha ou teia de aranha na árvore de Natal.

6. Picles de natal

Pois saiba que um picles deveria ser a sua decoração de Natal favorita, porque significa que você receberá um presente extra! Em muitos países, um ornamento em forma de picles está escondido em algum lugar da árvore de Natal e a pessoa que o encontra recebe um presente extra ou apenas muita sorte. Não está claro como ou onde a tradição realmente surgiu, mas acho que podemos lidar com isso – desde que tenhamos esse presente extra.

7. Pudim de natal

Pudim – em todos os sabores e consistências – é um prato popular de Natal. Na Eslováquia e em partes da Ucrânia, o pudim não apenas aquece o coração, mas também pode prever o futuro. O membro masculino mais velho da família pega uma colher ou pudim de loksa e o joga no teto. Quanto mais pudim grudar, mais sorte a família terá. Simples assim.

8. Nascimento 12 dias do mundo

A superstição polonesa conta que qualquer criança nascida durante os 12 dias que antecedem o natal pode ser um lobisomem. A única forma possível de curar é tirar sangue da testa da criança.

9. Proibido tomar banho

Nas Filipinas uma das superstições proíbe o banho no dia do natal para não lavar as bênçãos do aniversário de Jesus. Quem faz isso pode sofrer uma estranha doença.

10. Queimar sapatos

Na Grécia, sapatos velhos são queimados na época de natal, isso porque o cheiro ruim do couro ajuda a afastar os goblins do natal, criaturas mitológicas que causam problemas aos humanos.

As superstições de Natal são, na maioria das vezes, expressões de desejos e esperanças, que refletem a busca por prosperidade, proteção e harmonia. Embora muitas delas tenham origens antigas, elas continuam vivas em muitas culturas, trazendo um toque de mistério e encanto para as festas de fim de ano. Seja através das cores, dos rituais ou das figuras mitológicas, o Natal é uma época que mistura fé, tradição e crenças populares, criando um ambiente mágico que aquece os corações de milhões de pessoas ao redor do mundo.

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.