COMPARTILHE

Nesta terça-feira (4), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) retomou os trabalhos após o recesso. A solenidade contou com a presença do governador Eduardo Riedel (PSDB) e de outras autoridades.

A abertura dos trabalhos na Alems seguiu o protocolo tradicional, com o hasteamento das bandeiras e o encontro entre o governador e o presidente da Casa, Gerson Claro (PP). Em seguida, teve início a Sessão da 12ª Legislatura.

Em seu discurso, Riedel destacou as realizações do último ano e os projetos para 2025, com ênfase nos investimentos na rede hospitalar pública. Entre as prioridades, estão a reativação do Hospital Regional de Dourados e avanços nas obras do Hospital Regional de Campo Grande.

Durante a coletiva de imprensa, o governador afirmou que a retomada do hospital em Dourados será viabilizada por meio de uma parceria público-privada, na qual a iniciativa privada ficará responsável pela construção da unidade. O governo pretende levar o projeto para discussão na Assembleia ainda neste semestre.

“Esse projeto está em fase de gestação, vamos dizer assim. Envolve um investimento alto por parte da iniciativa privada e uma contrapartida específica do poder público, que precisa ser ajustada. Ele também será debatido com a Assembleia, e nossa intenção é colocá-lo no mercado ainda no primeiro semestre”, afirmou Riedel.

Outro ponto questionado durante a coletiva, foi sobre o Pantanal. O governador disse que será lançado um Pacto do Pantanal, com foco na preservação do bioma. “Tem um foco na preservação, mas principalmente na valorização e na monetização dessa preservação. É algo inédito no país. Envolve também as populações tradicionais, envolve todo um sistema, um arcabouço de proteção contra as queimadas”, destacou. Ele enfatiza que é um projeto que precisa ser discutido na Assembleia.

“Vai ter esse debate com a Casa, porque isso certamente deve ser a regulamentação da Lei do Pantanal, que já tem avançado e a gente tem pensado o Pantanal como um todo, na educação, no saneamento, na infraestrutura e no pacto. Depois dessa discussão com a casa, aí sim a gente faz o lançamento e pode expor para toda a sociedade”, complementa. 

O presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro, ressaltou a importância da parceria entre os poderes para garantir o desenvolvimento do estado. “Com relação a esse ambiente que foi construído no Mato Grosso do Sul, eu acho que talvez seja um diálogo entre os poderes e as instituições. Talvez seja esse diálogo constante que nos fez construir um ambiente institucional, ambiente de negócios, de credibilidade, que fizesse o Mato Grosso do Sul viver esse momento de franco desenvolvimento e também de compromisso social. O governador sempre diz de não deixar ninguém para trás. Então é uma coisa diretamente ligada à outra”.

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.