quarta-feira, 05/02/2025, 09:55

O TEDx Carandá, realizado nesta manhã, 6 de novembro, no Bioparque Pantanal, reuniu especialistas e líderes de diversas áreas para discutir os desafios e as possibilidades de um futuro mais sustentável e inovador. Com o tema “Caminhos para o Futuro”, o evento foi marcado por palestras que abordaram questões como tecnologia, empreendedorismo, meio ambiente e inclusão.

Organizado pelo empreendedor Dijan de Barros, o evento fez parte da rede global TEDx, que visa promover a disseminação de ideias transformadoras. Dijan explica que o evento é uma oportunidade para o público externo conhecer o Mato Grosso do Sul. “A motivação da nossa comunidade como um todo, é de fato colocar o Mato Grosso do Sul no calendário no YouTube mundial do TED, do TEDx, pra mais de 40 milhões de telespectadores conhecerem o nosso estado, nossas raízes e principalmente para mostrar o que realmente é nosso Mato Grosso do Sul”.

O público presente no Bioparque teve a oportunidade de conhecer de perto as propostas de speakers de destaque. Também puderam acompanhar as palestras ao vivo pelo canal oficial do TEDx Carandá no YouTube. 

Beatriz Ovelar, de 10 anos, foi uma das hosts do evento. Acompanhada de sua mãe, Renata Ovelar, ela afirmou que é uma honra participar da primeira edição do evento. Renata destacou que é importante para a filha ouvir histórias inspiradoras logo no início da carreira como produtora de conteúdo para as mídias sociais.

Entre os palestrantes, estiveram nomes como Denise Silva, empreendedora social e fundadora da Bruaca Negócios Socioambientais; Kenneth Corrêa, Diretor de Estratégia da 8020 Marketing, além da designer e empresária Beatriz Branco, proprietária da Angí, que trouxe sua trajetória no mercado de chocolates orgânicos e veganos.

Uma das palestras mais aguardadas foi a de Yeltsin Jacques, atleta paralímpico, que inspira com sua história de superação e conquistas nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. O atual bicampeão paralímpico explica que ter a oportunidade de contar sua história é uma forma de inspirar outras pessoas sobre a transformação. “Poder contar minha história, uma história de sucesso, de muito trabalho e muita dedicação. Transformação é acreditar que é possível, muitas pessoas vão dizer que não é possível, eu acho que esse é o segredo, é trabalho, esforço, dedicação e acreditar”. 

A bióloga e presidente do Instituto Arara Azul, Neiva Guedes, apresentou o trabalho de conservação ambiental que realiza, sobre mudanças climáticas e biodiversidade. Néo Ávila, coordenador do Mil Pelo Planeta, falou sobre o projeto de reflorestamento, que já plantou mais de 35 mil árvores no Cerrado. “O projeto começou como um projeto de vida, é um movimento de respeito às pessoas e ao planeta”, destacou. 

Arthur Maximiliano foi um dos participantes do Tedx Carandá. Ele destacou a importância de um evento dessa magnitude acontecer em Campo Grande. “É muito importante trazer eventos desse tamanho para Mato Grosso do Sul. Isso fomenta o desenvolvimento empresarial da nossa cidade e nós somos carentes disso. Isso realmente ajuda muito no desenvolvimento empresarial de Campo Grande”, afirmou Arthur. 

O organizador Dijan de Barros afirmou que o evento já está confirmado para sua segunda edição em 2025, que levará o nome da capital: TEDx Campo Grande. 

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.