O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou nesta sexta-feira (23) o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro em todo o país.
O período de inscrições vai de 26 de maio a 6 de junho, exclusivamente pela Página do Participante, no site do Inep. A taxa de inscrição é de R$ 85 e poderá ser paga até 11 de junho, por boleto, pix, cartão de crédito ou débito em conta.
O edital confirma o retorno da certificação de conclusão do ensino médio para participantes maiores de 18 anos que ainda não terminaram a educação básica. Para obter o certificado, é necessário alcançar, no mínimo, 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e nota superior a 500 na redação.
Provas
O exame terá quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva conterá 45 questões de múltipla escolha.
No primeiro dia, serão aplicadas as provas de redação e as objetivas de linguagens, códigos e suas tecnologias (língua portuguesa, língua estrangeira — inglês ou espanhol), além de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia). A aplicação terá duração de 5 horas e 30 minutos.
No segundo dia, os participantes farão as provas de ciências da natureza (química, física e biologia) e matemática, com duração de 5 horas.
Os portões abrirão às 12h e fecharão às 13h, com início das provas às 13h30 (horário de Brasília). O término será às 19h no primeiro dia e às 18h30 no segundo.
Exceção no Pará
Em razão da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá em Belém entre 10 e 21 de novembro, o Enem será aplicado em datas diferentes nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba.
Nesses municípios, as provas ocorrerão em 30 de novembro e 7 de dezembro. De acordo com o edital, a alteração visa garantir a segurança e a logística da aplicação durante o evento internacional.
Acessibilidade e nome social
Candidatos que necessitarem de atendimento especializado deverão solicitar o recurso no momento da inscrição, informando a condição específica, como baixa visão, surdez, deficiência física ou intelectual, transtornos do espectro autista (TEA), entre outros. As condições e recursos disponíveis estão descritos no edital.
O uso do nome social será garantido automaticamente para candidatos travestis, transexuais ou transgêneros, conforme o cadastro na Receita Federal. Não será necessário apresentar documentação comprobatória.
Reaplicação
O edital também prevê reaplicação das provas, marcada para os dias 16 e 17 de dezembro, destinada a participantes que faltarem devido a problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas.
Com informações e imagem da Agência Brasil