Os candidatos que tiveram negado o pedido de atendimento especializado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 têm até esta quarta-feira (2) para apresentar recurso. O prazo, que se encerraria na sexta-feira passada (27), foi prorrogado pelo Ministério da Educação (MEC) para garantir que os inscritos tivessem tempo de reunir a documentação necessária.
A interposição do recurso deve ser feita exclusivamente pela Página do Participante. É necessário reenviar os documentos que justifiquem a solicitação de recursos de acessibilidade para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame.
Os arquivos devem estar em formato PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2MB. Todos os documentos precisam ser legíveis, estar em língua portuguesa e conter os seguintes dados: nome completo do candidato, diagnóstico com descrição da condição e/ou código CID-10, assinatura e identificação do profissional responsável, com registro no respectivo órgão de classe, como o Conselho Regional de Medicina (CRM).
Quem pode solicitar o recurso
Entre os perfis que podem solicitar atendimento especializado estão pessoas com deficiência (PCD), idosos, gestantes, lactantes e candidatos com transtornos funcionais específicos, como transtorno do espectro autista, dislexia e déficit de atenção, entre outros.
Caso o recurso seja aceito, o participante poderá contar com diversos apoios, como tempo adicional para a prova, aplicação em braile, uso de leitor de tela, sala individual, mobiliário adaptado, guia-intérprete, entre outras formas de acessibilidade previstas no edital.
Materiais próprios também poderão ser utilizados durante a realização das provas, mediante autorização. Isso inclui máquina de escrever em braile, óculos especiais, bolsa de colostomia, bomba de insulina e medidor de glicose, entre outros equipamentos. Todos os itens serão inspecionados no dia do exame pelos chefes de sala.
Aplicação das provas
As provas do Enem 2025 serão realizadas nos dias 9 e 16 de novembro, em todos os estados e no Distrito Federal. Nas cidades paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba, a aplicação ocorrerá nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), que ocorrerá em novembro, na capital do Pará.
Com informações e imagem da Agência Brasil