O Brasil já conta com 1.507 municípios com cobertura da tecnologia 5G, alcançando cerca de 70% da população. Os dados são da Conexis Brasil Digital, entidade que reúne operadoras de telecomunicação no país. A expansão tem sido impulsionada por uma combinação de ações regulatórias, financiamento público e parcerias institucionais.
Segundo o Ministério das Comunicações, a ampliação da rede é resultado direto da atuação conjunta com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), além da modernização das legislações municipais que regulamentam a instalação de antenas.
“O avanço do 5G representa mais do que tecnologia, é inclusão, desenvolvimento e oportunidade. Nosso compromisso é garantir que essa transformação chegue a todos os brasileiros”, disse o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, em nota.
Em maio, o país superou a marca de mil cidades com leis atualizadas para instalação de infraestrutura de telecomunicação. A adaptação das normas locais é considerada fundamental para viabilizar o funcionamento do 5G, que exige redes mais densas e com menor latência.
Outro fator que tem sustentado o crescimento da cobertura é o crédito do Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações), que já destinou mais de R$ 2,5 bilhões para operações de financiamento da nova rede. Desse total, R$ 2 bilhões foram viabilizados em parceria com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
Neste mês de julho, o 5G completa três anos de implantação no país. Brasília foi a primeira capital a receber a faixa de 3,5 GHz liberada para a nova tecnologia, em 6 de julho de 2022. Desde então, o governo federal defende que a conectividade avançada é peça-chave para o desenvolvimento da economia digital, redução das desigualdades e modernização dos serviços públicos.