COMPARTILHE

O Brasil já conta com 1.507 municípios com cobertura da tecnologia 5G, alcançando cerca de 70% da população. Os dados são da Conexis Brasil Digital, entidade que reúne operadoras de telecomunicação no país. A expansão tem sido impulsionada por uma combinação de ações regulatórias, financiamento público e parcerias institucionais.

Segundo o Ministério das Comunicações, a ampliação da rede é resultado direto da atuação conjunta com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), além da modernização das legislações municipais que regulamentam a instalação de antenas.

“O avanço do 5G representa mais do que tecnologia, é inclusão, desenvolvimento e oportunidade. Nosso compromisso é garantir que essa transformação chegue a todos os brasileiros”, disse o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, em nota.

Em maio, o país superou a marca de mil cidades com leis atualizadas para instalação de infraestrutura de telecomunicação. A adaptação das normas locais é considerada fundamental para viabilizar o funcionamento do 5G, que exige redes mais densas e com menor latência.

Outro fator que tem sustentado o crescimento da cobertura é o crédito do Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações), que já destinou mais de R$ 2,5 bilhões para operações de financiamento da nova rede. Desse total, R$ 2 bilhões foram viabilizados em parceria com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Neste mês de julho, o 5G completa três anos de implantação no país. Brasília foi a primeira capital a receber a faixa de 3,5 GHz liberada para a nova tecnologia, em 6 de julho de 2022. Desde então, o governo federal defende que a conectividade avançada é peça-chave para o desenvolvimento da economia digital, redução das desigualdades e modernização dos serviços públicos.

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.