COMPARTILHE

A influenza A foi responsável por 74,1% dos óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nas últimas quatro semanas no Brasil, segundo boletim divulgado nesta quinta-feira (3) pela Fiocruz. O levantamento é baseado nos dados da semana epidemiológica 26, de 22 a 28 de junho.

O estudo indica que os casos de SRAG permanecem em níveis elevados em boa parte do país, embora haja sinais de queda ou estabilização em estados das regiões Centro-Sul, Norte e Nordeste, tanto para a influenza A quanto para o vírus sincicial respiratório (VSR), outro agente comum de infecções respiratórias.

Entre os casos positivos de SRAG analisados no período, 33,4% foram causados por influenza A, 1,1% por influenza B, 47,7% por VSR, 20,6% por rinovírus e 1,8% por Sars-CoV-2 (Covid-19). Nos óbitos, a influenza A também lidera, seguida por VSR (14,1%), rinovírus (10,2%) e Covid-19 (3,1%).

A pesquisadora Tatiana Portella, da equipe do InfoGripe, alerta para o avanço da doença em estados como Mato Grosso, Paraná, Pará, Rondônia e Roraima. “Os vírus responsáveis pelo aumento continuam sendo a influenza A e o VSR”, afirmou.

Ela reforça a importância da vacinação contra a gripe, disponível gratuitamente pelo SUS para os grupos prioritários, como idosos, gestantes, crianças pequenas e pessoas com comorbidades. “Mesmo quem já teve gripe este ano deve se vacinar, já que o imunizante protege contra os três principais tipos de vírus da influenza”, explicou.

Segundo o boletim, os idosos continuam sendo os mais afetados pela influenza A, enquanto os casos de SRAG em crianças pequenas estão mais associados ao VSR, além do rinovírus e da própria influenza A.

Apesar dos sinais de estabilização em parte do país, a incidência de hospitalizações por SRAG segue elevada. Em estados como Mato Grosso, Pará, Paraná e Rondônia, o número de internações por VSR entre crianças pequenas ainda apresenta tendência de crescimento.

Com informações e imagem do Governo Federal

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.