COMPARTILHE

A chegada do inverno tem provocado mudanças no comportamento dos consumidores na Ceasa/MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul). Com a queda nas temperaturas, aumentou a procura por legumes e hortaliças usados no preparo de caldos e sopas, segundo comerciantes e representantes do setor.

De acordo com Fernando Begena, diretor de Abastecimento e Mercado da Ceasa/MS, produtos como abóbora, cenoura, batata, além de verduras como salsinha, cebolinha e coentro, estão entre os mais procurados nesta época do ano. “Essas hortaliças incrementam uma infinidade de sopas e caldos, muito consumidos pela população nesse período. Quem busca qualidade, sem dúvida, encontra esses produtos aqui”, afirma.

A alta na demanda também é percebida por comerciantes do local. Na JS Saraíva, por exemplo, a venda de batata-doce, moranga, abóbora cabotiá e alho registra aumento de até 30% durante o inverno, segundo o vendedor Edson Carlos. “No frio, os clientes tendem a adotar uma alimentação mais ‘pesada’, com mais condimentos e legumes cozidos ou em caldos”, explica.

Frutas enfrentam queda na procura

Enquanto os legumes ganham espaço, o consumo de frutas tende a cair com a chegada do frio. Na WB Bananas, o empresário Wandré Barbosa destaca que as baixas temperaturas prejudicam a qualidade de parte das frutas, que enfrentam mais doenças nas regiões produtoras.

Apesar da queda na demanda, ele afirma que o mercado continua ativo. “Mesmo diante da queda no consumo, ainda conseguimos manter a qualidade e atender o público, que não deixa de comprar a banana”, diz.

A melancia, por ser uma fruta típica do verão, tem vendas impactadas no inverno. Na WR Hortifruti, gerida por Ruan Carlos Souza, a redução nas vendas chega a 70%. Com menor procura, os preços também caem: o quilo da fruta está sendo vendido por cerca de R$ 1,50, conforme dados da Divisão de Mercado e Abastecimento (Dimer) da Ceasa/MS.

“A queda na procura é natural nesta época, mas aproveitamos para reduzir os preços e tentar atrair os consumidores”, afirma Souza.

Com grande variedade de produtos e preços competitivos, o inverno é visto como uma boa oportunidade para consumidores que desejam montar cardápios mais quentes e nutritivos sem comprometer o orçamento.

Com informações e imagem do Governo de Mato Grosso do Sul

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.