A chegada do inverno tem provocado mudanças no comportamento dos consumidores na Ceasa/MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul). Com a queda nas temperaturas, aumentou a procura por legumes e hortaliças usados no preparo de caldos e sopas, segundo comerciantes e representantes do setor.
De acordo com Fernando Begena, diretor de Abastecimento e Mercado da Ceasa/MS, produtos como abóbora, cenoura, batata, além de verduras como salsinha, cebolinha e coentro, estão entre os mais procurados nesta época do ano. “Essas hortaliças incrementam uma infinidade de sopas e caldos, muito consumidos pela população nesse período. Quem busca qualidade, sem dúvida, encontra esses produtos aqui”, afirma.
A alta na demanda também é percebida por comerciantes do local. Na JS Saraíva, por exemplo, a venda de batata-doce, moranga, abóbora cabotiá e alho registra aumento de até 30% durante o inverno, segundo o vendedor Edson Carlos. “No frio, os clientes tendem a adotar uma alimentação mais ‘pesada’, com mais condimentos e legumes cozidos ou em caldos”, explica.
Frutas enfrentam queda na procura
Enquanto os legumes ganham espaço, o consumo de frutas tende a cair com a chegada do frio. Na WB Bananas, o empresário Wandré Barbosa destaca que as baixas temperaturas prejudicam a qualidade de parte das frutas, que enfrentam mais doenças nas regiões produtoras.
Apesar da queda na demanda, ele afirma que o mercado continua ativo. “Mesmo diante da queda no consumo, ainda conseguimos manter a qualidade e atender o público, que não deixa de comprar a banana”, diz.
A melancia, por ser uma fruta típica do verão, tem vendas impactadas no inverno. Na WR Hortifruti, gerida por Ruan Carlos Souza, a redução nas vendas chega a 70%. Com menor procura, os preços também caem: o quilo da fruta está sendo vendido por cerca de R$ 1,50, conforme dados da Divisão de Mercado e Abastecimento (Dimer) da Ceasa/MS.
“A queda na procura é natural nesta época, mas aproveitamos para reduzir os preços e tentar atrair os consumidores”, afirma Souza.
Com grande variedade de produtos e preços competitivos, o inverno é visto como uma boa oportunidade para consumidores que desejam montar cardápios mais quentes e nutritivos sem comprometer o orçamento.
Com informações e imagem do Governo de Mato Grosso do Sul