COMPARTILHE

Dois senadores de Mato Grosso do Sul, Nelsinho Trad (PSD) e Tereza Cristina (PP), integram a comissão temporária do Senado que deve viajar aos Estados Unidos no fim de julho para tratar da nova tarifa de importação aplicada a produtos brasileiros. A missão oficial foi aprovada nesta quinta-feira (17) e contará com oito parlamentares.

A viagem está prevista para ocorrer entre os dias 29 e 31 de julho, durante o recesso parlamentar. Ainda não foi definido quantos senadores participarão da comitiva, que irá a Washington para dialogar com o Congresso americano. A nova taxação deve entrar em vigor no dia 1º de agosto e tem causado preocupação em setores da economia brasileira, como o de frigoríficos.

A comissão será presidida por Nelsinho Trad, que também comanda a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado. O parlamentar foi o autor do requerimento que criou o grupo (RQS 556/2025), aprovado em plenário na última terça-feira (15).

Em entrevista concedida em primeira mão ao programa O Povo na TV, da emissora SBT/MS, o senador sul-mato-grossense já havia antecipado a articulação da viagem. “Eu já fiz o contato com a minha contraparte americana, o presidente da Comissão de Relações Exteriores de lá, ele já abriu a agenda para a gente e nós devemos ir para os Estados Unidos fazer com que essa temperatura possa baixar, estabelecer um canal de diálogo que no final da história, quem tem que resolver isso é o governo. A gente está indo na frente para abrir caminho, para abrir frente, para poder tentar pacificar essa história”, afirmou.

Segundo Nelsinho, a ideia é criar um canal de comunicação entre os parlamentos dos dois países, especialmente num momento em que as vias diplomáticas tradicionais enfrentam entraves. O senador também destacou que a taxação sobre produtos brasileiros está gerando incertezas, especialmente entre exportadores de carne bovina.

“A hora é de união; não de divisão”, definiu a senadora Tereza Cristina. “O Brasil é maior do que qualquer crise e o Senado Federal tem papel fundamental nesse momento como mediador, como articulador e defensor da nossa soberania, da nossa economia e dos muitos trabalhadores que podem perder os empregos se não lograrmos êxito nessas negociações”, acrescentou.

Veja a composição da comissão temporária externa:

Presidente:
– Nelsinho Trad (PSD/MS), também presidente da Comissão de Relações Exteriores

Titulares:
– Jaques Wagner (PT/BA), líder do governo
– Tereza Cristina (PP/MS)
– Fernando Farias (MDB/AL)

Suplentes:
– Marcos Pontes (PL/SP)
– Esperidião Amin (PP/SC)
– Rogério Carvalho (PT/SE)
– Carlos Viana (Podemos/MG)

A criação da comissão foi articulada entre a presidência do Senado e a Comissão de Relações Exteriores. A missão tem caráter institucional e suprapartidário, com foco em temas como comércio exterior, investimentos, cadeias produtivas, agricultura e segurança jurídica.

O grupo vai representar o Senado brasileiro junto ao Congresso norte-americano, buscando fortalecer o diálogo político e defender os interesses estratégicos do Brasil diante da nova barreira tarifária.

  • Foto: Saulo Cruz/Agência Senado

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.