Uma análise global, publicada no British Journal of Sports Medicine — e que envolveu 7 milhões de pessoas — revelou que exercícios aeróbicos regulares diminuem em até 40% o risco de morte precoce.
Isso acontece porque a atividade física melhora a função cardiovascular, regula a pressão arterial e reduz inflamações, prevenindo doenças como infarto e AVC.
Outro ponto importante é que ela ajuda no controle hormonal e do peso, diminuindo o risco de diabetes e de certos tipos de câncer.
Além disso, a atividade física promove a liberação de neurotransmissores, como a serotonina, melhorando o humor e as funções cognitivas — o que, naturalmente, contribui para uma maior longevidade.
A meta-análise reforçou que o maior benefício aparece em quem pratica pelo menos 300 minutos semanais de exercícios moderados ou entre 75 e 150 minutos de atividades intensas.
Já os que se exercitaram por mais tempo do que isso não apresentaram ganhos adicionais em longevidade.
Por fim, os pesquisadores concluíram que não importa quando você começa — qualquer momento é bom para investir em atividade física e aumentar as chances de viver mais e melhor.
Informações do The News
Foto: Freepik