“No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” (João 16:33)
Pode, à principio, parecer até uma contradição de termos, mas Fé e Aflição fazem um dos binômios mais recorrentes da experiência humana.
Aliás, só é possível vencer as aflições da vida, quando se exerce a fé e dela se utiliza, em generosas doses, de acordo com a necessidade e a circunstância e a gravidade da situação.
Tenho visto e ouvido de pessoas que ao exercerem a fé no decurso da aflição, perceberam que uma força sobrenatural e uma ação animadora lhes eram dadas nos momentos aparentemente mais difíceis da provação.
No texto bíblico que acima este texto, temos uma palavra motivadora e animadora de Jesus.
“No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” (João 16:33)
Embora não apareça a palavra Fé nesta passagem especifica que tomamos, pode-se deduzir que é de Fé que Jesus está falando quando diz: “Tende Bom ânimo…”
Em primeiro lugar, temos uma afirmação:
“No mundo tereis aflições….”
Não se trata de uma possibilidade, é uma certeza que no mundo sempre haverá aflição. Para uns mais, para outros menos e para a maioria sempre haverá mais ou menos aflições.
Jesus avisou e ninguém precisa ser pego de surpresa e tão pouco, perder noites de sono ou cabelos, por causa das aflições. De certa forma, elas são inevitáveis.
Em segundo lugar, Jesus incita a fé ao afirmar:
“…tende bom ânimo…”
Que poderia ser traduzido como “Em meio as aflições, tenha fé”.
Estudo de Caso – Um exemplo muito claro de que em alguns casos, ânimo é sinônimo de fé, podemos ter na figura de um amado pastor, falecido recentemente, cujo funeral foi marcado por testemunhos marcantes de que, mesmo estando ele a viver seus últimos momentos da grande aflição que era a doença terminal, dizia aos seus interlocutores, até a hora de sua morte, que estava “Feliz e animado”. Quem o conhecia sabia, que Ele estava repetindo o que sempre vivia. Pela fé, estava animado no Senhor e no seu caso, em especial, animado por saber que em breve estaria com seu amado Senhor.
Bom ânimo portanto é sim, em alguns casos, sinônimo de fé.
Em terceiro lugar, Jesus se coloca como exemplo e paradigma fiel diante das lutas, aflições e fé, ao afirmar: “Eu venci o mundo.”
A verdadeira fé é firmada e afirmada em Jesus Cristo. Ele é o respaldo da fé, Ele é o exemplo da fé e Ele é o autor e consumador da fé.
Isto que o Escritor aos hebreus mostra:
“Olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus” (Hebreus 12:2)
Quando Jesus afirma, “Eu venci o mundo”, mais do que uma afirmação, Ele está dizendo, tenham certeza de que vocês podem vencer o mundo também, se tiverem bom ânimo.
Ninguém sofreu mais do que Jesus Cristo, porque Ele sofreu pagando o preço insuportável dos pecados do mundo inteiro. O Justo pelos injustos, para redimir, comprar, salvar os que Nele creem.
Conclusão – Quando Jesus manda que se tenha bom ânimo é uma injeção para vencer as aflições do mundo por que Ele venceu e Ele mesmo concede forças e vitória, para que os seus vençam também.
Fé e Aflição, realidade no dia a dia na vida de muita gente. Felizes os que conseguem manter a fé, tendo bom ânimo diante das aflições e olhando firmemente para Jesus Cristo, experimentarem as vitórias que Ele prometeu, quando disse, tenham bom ânimo….Eu venci!
Um grande abraço e tenham uma semana vitoriosa!