Mato Grosso do Sul enfrenta mais uma semana de tempo seco e sem previsão de chuva, com umidade relativa do ar variando entre 8% e 20% — índices considerados de atenção pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A condição, causada pela atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, mantém o predomínio de sol e céu com poucas nuvens em todo o estado.
O ar seco aumenta o risco de incêndios florestais e exige cuidados para evitar problemas respiratórios e de pele. Especialistas recomendam manter a hidratação, evitar atividades físicas nas horas mais quentes do dia, umidificar ambientes e usar protetor solar. Também é importante não atear fogo a lixo ou vegetação.
Outro destaque da semana é a grande amplitude térmica: a diferença entre as temperaturas mínimas e máximas pode chegar a 20°C no mesmo dia. As madrugadas e manhãs seguem frias, com mínimas entre 4°C e 10°C no sul, cone-sul e Grande Dourados, podendo ficar abaixo desse valor em pontos isolados, com chance de geada. No sudoeste e no Pantanal, as mínimas variam de 6°C a 16°C e as máximas, de 25°C a 30°C. Já no bolsão, leste e norte, os termômetros marcam de 4°C a 10°C pela manhã e até 31°C à tarde.
Previsão para Campo Grande
Na capital, Campo Grande, a quarta-feira começou com mínima 11ºC e máxima de 28°C. O tempo segue firme, com predomínio de sol e ventos moderados a fortes vindos dos quadrantes sul e leste, que podem atingir de 30 km/h a 50 km/h, com rajadas acima desse valor.
A tendência é que o período seco continue nos próximos dias, sem previsão de chuvas significativas para Mato Grosso do Sul.
