O projeto Cine Café retoma suas atividades nesta quinta-feira (14) com a exibição de Cidadão Kane (1941), clássico dirigido e estrelado por Orson Welles. A sessão será realizada no Museu da Imagem e do Som (MIS), em Campo Grande, a partir das 19h, com entrada gratuita.
Após a exibição, haverá debate com a advogada e diretora do Cine Café, Kézia Miranda, e o jornalista Rogério Alexandre Zanetti. Criado em 2016, o coletivo realiza mostras itinerantes, ocupando diferentes espaços para promover o cinema independente e fomentar discussões sobre produções nacionais e estrangeiras.
Considerado por críticos como um dos melhores filmes já feitos, Cidadão Kane narra, por meio de flashbacks, a trajetória de Charles Foster Kane, magnata da imprensa inspirado em William Randolph Hearst e no próprio Welles. A história acompanha um jornalista que investiga o significado da última palavra pronunciada por Kane antes de morrer: “Rosebud”.
O filme, inovador em música, fotografia e narrativa, foi sucesso de crítica, mas fracassou nas bilheterias na época de seu lançamento. Redescoberto nos anos 1950, passou a liderar rankings de melhores filmes de todos os tempos, incluindo a lista do American Film Institute e a pesquisa da revista Sight & Sound.
O MIS fica no Memorial da Cultura e da Cidadania, na avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, Centro, no terceiro andar. Durante o evento, o público poderá tomar café, chá, leite com chocolate e bolachas, basta levar uma caneca.
Com informações e imagem do Governo de Mato Grosso do Sul