O Brasil se tornou, em 2024, o país da América do Sul que mais recebe turistas internacionais, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (18) pela ONU Turismo. No ano passado, o país recebeu 6,8 milhões de visitantes estrangeiros, superando a Argentina e reforçando sua posição como destino turístico de destaque no continente e no mundo.
O desempenho se manteve em alta em 2025. Entre janeiro e julho, 5,9 milhões de turistas internacionais desembarcaram no Brasil, o maior volume já registrado para o período e um crescimento de 47,5% em relação ao mesmo intervalo do ano passado. Apenas no primeiro trimestre, o país teve a segunda maior taxa de crescimento mundial em chegadas internacionais, atrás do Paraguai.
Os números aceleram o cumprimento das metas do Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027. Até julho, o país já alcançou 77,3% da meta de 6,9 milhões de visitantes prevista para 2025 e pode superar a projeção de 8,1 milhões de turistas até 2027. Se o ritmo for mantido, o Brasil pode atingir a marca histórica de 10 milhões de visitantes ainda este ano.
“O Brasil vive um momento histórico no turismo. Estamos no caminho certo para chegar à marca de quase 10 milhões de visitantes internacionais ainda em 2025, resultado de um trabalho integrado de promoção, qualificação e ampliação da conectividade aérea. Esses números comprovam a força do nosso país como destino global e reforçam a importância do turismo para a geração de emprego, renda e desenvolvimento em todas as regiões brasileiras”, disse o ministro do Turismo e presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo, Celso Sabino.
No ranking das Américas, o Brasil aparece logo atrás de Estados Unidos, México, Canadá e República Dominicana, consolidando-se entre os grandes players do turismo mundial e destacando o setor como motor de desenvolvimento econômico e social.
“Os números e essa liderança conquistada pelo Brasil na América do Sul comprovam que estamos transformando globalmente a percepção do nosso país. Estamos crescendo muito além da média mundial e isso é resultado de um contínuo trabalho de promoção internacional do Brasil, realizado de forma estratégica, com base em inteligência de dados, expressando a força do nosso país e a autenticidade do povo brasileiro. Além de quebrar recordes, o turismo internacional está promovendo desenvolvimento social, gerando emprego e renda para milhares de famílias em nosso país. É bom para quem nos visita e também para quem vive aqui”, comentou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Com informações e imagem do Governo Federal