A 24ª edição do Festival de Inverno de Bonito (FIB) começou ontem (20). A cerimônia de abertura foi marcada por cortejo musical, dança e a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes.
O evento, que vai até 24 de agosto, oferece uma programação de mais de 180 atrações gratuitas, incluindo shows de Elba Ramalho, Titãs, Samuel Rosa, Jorge Aragão e Guilherme & Santiago.
O festival é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura e da Fundação de Cultura, em parceria com a Prefeitura de Bonito.
Em 2024, o evento registrou uma movimentação turística de cerca de R$ 6 milhões, com uma estimativa de 95 mil pessoas nos cinco dias. A ocupação hoteleira média foi de 85%, 5 pontos percentuais acima do índice de 2023. Para esta edição, a taxa de ocupação já está em 80%. O perfil do público em 2024 foi composto por 49,1% de turistas nacionais, 45% de sul-mato-grossenses e 5,9% de estrangeiros.

O Festival de Inverno de Bonito deste ano se comprometeu a ser Carbono Neutro e Lixo Zero, com iniciativas de educação ambiental, coleta seletiva e compostagem. Segundo a organização, haverá compensação de todas as emissões de carbono.
Para o titular da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc), Marcelo Miranda, o festival é um meio de “aliar turismo, cultura e sustentabilidade”, e de “movimentar a economia”. O presidente da Fundação de Cultura, Eduardo Mendes, ressaltou que o evento “conecta todas as linguagens artísticas” e “valoriza nossa identidade”.
Já o secretário municipal de Cultura de Bonito, Lelo Marchi, defendeu que o festival “coloca Bonito no centro das atenções”, fortalecendo artistas e empreendedores locais.
O Festival de Inverno de Bonito se consolida como um dos principais eventos do calendário cultural de Mato Grosso do Sul, ao aliar uma programação artística diversificada com impacto direto na economia e no turismo da região.
Fotos Diego Cardoso – Festival de inverno de Bonito