A Prefeitura de Campo Grande promove neste sábado (30) o Dia D de vacinação contra o sarampo. A ação, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), será realizada a partir das 8h na Praça Ary Coelho e oferecerá imunização para pessoas entre seis meses e 59 anos de idade.
O objetivo é ampliar a proteção da população e atualizar a caderneta vacinal de crianças, adolescentes, adultos e trabalhadores da saúde.
“Tendo em vista os crescentes casos da doença em países que fazem fronteira com o estado e que Campo Grande é um corredor para quem tem como destino ou partida a região da fronteira, a decisão por ampliar a vacinação contra o sarampo é uma das estratégias adotadas para que não tenhamos casos confirmados no município”, afirma a superintendente de vigilância em saúde e ambiente, Veruska Lahdo.
Segundo a gestora, a meta de cobertura estabelecida pelo Ministério da Saúde para a vacina tríplice viral é de 95%. Em Campo Grande, até agora, cerca de 86% do público-alvo foi imunizado. “Temos observado um crescimento na cobertura vacinal, que há anos seguia abaixo da meta, mas com a circulação do vírus em regiões tão próximas, há a necessidade de reforçar a vacinação”, completa.
Situação epidemiológica
Os últimos casos confirmados de sarampo na capital foram registrados em 2020, com dez ocorrências. Desde 2021 não há confirmações, mas em 2025 um caso suspeito está em investigação.
O risco de reintrodução do vírus é considerado alto em razão do avanço da doença em países vizinhos. A Bolívia já confirmou 269 casos neste ano, e o Paraguai também notificou ocorrências.
Público-alvo e doses
A vacinação seguirá as seguintes orientações:
- Crianças de 6 a 11 meses: Dose zero.
- Crianças de 12 meses: 1ª dose (tríplice viral).
- Crianças de 15 meses: 2ª dose (tetra viral: tríplice viral + varicela).
- Adolescentes e adultos de 15 meses a 29 anos: que não tenham comprovado duas doses.
- Adultos de 30 a 59 anos: que não tenham comprovado ao menos uma dose.
- Trabalhadores da saúde: que não tenham como comprovar duas doses.
Não podem receber a vacina: gestantes, crianças menores de seis meses, pessoas com imunossupressão grave e indivíduos com histórico de reação alérgica grave à vacina.
Além da imunização, o Dia D terá testagem rápida, orientações de combate a endemias vetoriais e serviços da Coordenadoria de Controle de Zoonoses (CCZ).
Com informações e imagem da Prefeitura de Campo Grande