COMPARTILHE

Ninguém está preparado para a perda de um ente querido. Mas é justamente nesse momento que uma conversa anterior pode fazer toda a diferença. Falar sobre a doação de órgãos e tecidos com a família, em vida, é essencial para garantir que a vontade do doador seja respeitada.

Em Mato Grosso do Sul, a negativa familiar para doação ultrapassa 60%. Isso significa que, em mais da metade das entrevistas realizadas com familiares de potenciais doadores, a autorização não é concedida, mesmo quando há possibilidade clínica de salvar vidas.

Apesar desse cenário, os dados da Central Estadual de Transplantes da SES (Secretaria de Estado de Saúde) mostram avanços importantes. De janeiro a setembro de 2025, foram realizados 218 transplantes de córnea, 39 de fígado, 16 de rim e 4 de ossos, beneficiando diretamente pacientes que aguardavam por uma nova chance.

“A entrevista familiar é uma etapa decisiva no processo de doação. Por isso, é fundamental que a equipe esteja preparada para acolher com sensibilidade e clareza, respeitando o momento de luto. Quando a pessoa manifesta em vida o desejo de ser doadora, essa informação facilita a tomada de decisão e aumenta as chances de autorização. O respeito à vontade do potencial doador é um princípio ético que orienta todo o trabalho da Central Estadual de Transplantes”, reforça a coordenadora da CET, Claire Carmen Miozzo.

Mobilização e reconhecimento

Como parte das ações do Setembro Verde, duas iniciativas públicas reforçam a importância da doação de órgãos e tecidos em MS. Neste domingo (21), das 8h às 10h30, será realizada a 2ª Caminhada “Passos pela Vida”, no Espaço de Múltiplo Uso Arquiteta Zuleide Simabuco Higa, situado no Parque dos Poderes, com ponto de referência no Corpo de Bombeiros.

O evento é promovido por instituições parceiras como a Assembleia Legislativa, Fratello Transplantes, Hospital Adventista e CET/MS, com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância de dizer “sim” à doação.

Já na segunda-feira (22), às 19h, o Plenário Deputado Júlio Maia, no Palácio Guaicurus, sediará a sessão solene de entrega do Diploma de Honra ao Mérito Legislativo “Amigo do Transplante”, instituído pela Resolução nº 32/2019.

A homenagem é proposta em parceria com a Central Estadual de Transplantes de Mato Grosso do Sul e a Fratello Transplantes, e reconhece pessoas e instituições que contribuem para o fortalecimento da cultura da doação no Estado.

A SES reforça que a autorização para a doação de órgãos e tecidos só pode ser concedida por familiares até segundo grau, cônjuge ou companheiro, mediante duas testemunhas. Por isso, é fundamental que o cidadão manifeste em vida o desejo de ser doador e que essa decisão seja comunicada à família. O acolhimento adequado no momento da entrevista familiar também é essencial para garantir que o desejo do potencial doador seja respeitado e que vidas possam ser salvas.

MS em 4º lugar no ranking nacional

Neste setembro verde, o Estado também celebra um avanço expressivo: menos de um ano após iniciar os transplantes de fígado, Mato Grosso do Sul já ocupa a 4ª colocação no ranking nacional por milhão de habitantes. Os dados são do RBT (Registro Brasileiro de Transplantes), que aponta o Estado com taxa de 17,9 transplantes por milhão de população por estado no primeiro trimestre de 2025, atrás apenas do Distrito Federal (48,3), Paraná (21,0) e Ceará (18,6).

“Esse resultado reforça o compromisso do Estado com a ampliação do acesso a procedimentos de alta complexidade. A habilitação da equipe e da unidade hospitalar permitiu que, em menos de um ano, alcançássemos uma posição de destaque nacional”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa.

Com informações e imagem do Governo de Mato Grosso do Sul

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.