COMPARTILHE

Cerca de dez brigadistas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), foram enviados nesta sexta-feira (10) à Bolívia para atuar no combate ao incêndio que atinge a região da Serra do Amolar, em Corumbá, no Pantanal sul-mato-grossense.

A autorização foi concedida pelo governo boliviano, já que a área afetada só pode ser acessada a partir do território do país vizinho. Os brigadistas devem atuar em uma faixa localizada entre a Baía Guaíva e a Baía Mandioré.

O fogo, que começou no dia 27 de setembro, já dura quase 15 dias e consumiu aproximadamente 28 mil hectares — o equivalente a 28 mil campos de futebol, conforme dados do Instituto Homem Pantaneiro (IHP).

De acordo com o Instituto, o incêndio teve início após a queda de um raio em um morro com mais de 800 metros de altura. A área afetada é considerada um importante santuário natural do Pantanal, abrigando milhares de espécies de plantas e animais. São cerca de 3,5 mil tipos de vegetação, 325 espécies de peixes, 53 de anfíbios, 98 de répteis, 656 de aves e 159 de mamíferos.

Além da biodiversidade, a Serra do Amolar tem papel essencial no equilíbrio ambiental do bioma, especialmente no ciclo das cheias do Pantanal.

Foto de capa: Divulgação/ IHP

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.