COMPARTILHE

O Sistema Único de Saúde (SUS) ampliou recentemente ações e programas voltados ao tratamento da obesidade, uma doença crônica que afeta milhões de brasileiros. Em Mato Grosso do Sul, a expansão do acesso a cuidados especializados busca atender à crescente demanda por atendimento no estado, que registrou em 2024 cerca de 15 mil pacientes por mês com diagnóstico de obesidade.

O avanço se dá por meio da Linha de Cuidado do Sobrepeso e Obesidade (LCSO), lançada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MS) para organizar o atendimento desde a Atenção Primária até a Atenção Hospitalar. A iniciativa envolve equipes multidisciplinares, ações de promoção da saúde, prevenção, tratamento clínico e cirúrgico, além de acompanhamento contínuo dos pacientes. (saude.ms.gov.br)

Atendimento infantil especializado

O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul oferece um programa de terapia da obesidade infantil, voltado a crianças e adolescentes de até 17 anos. O programa combina reeducação alimentar, acompanhamento de atividades físicas e suporte comportamental, com acompanhamento multidisciplinar para reduzir riscos futuros associados à obesidade. (hospitalregional.ms.gov.br)

Cirurgia bariátrica e medicamentos

Além do atendimento clínico, a SES/MS ampliou o acesso à cirurgia bariátrica, com triagem criteriosa feita por equipes especializadas, seguindo protocolos clínicos e critérios médicos como índice de massa corporal (IMC) e presença de comorbidades.

Ainda em análise, um projeto de lei na Assembleia Legislativa do estado propõe o fornecimento de medicamentos modernos para obesidade pelo SUS, incluindo fármacos como Liraglutida, Semaglutida e Tirzepatida. A medida, se aprovada, vai ampliar as opções de tratamento para pacientes que necessitam de intervenções farmacológicas. (al.ms.gov.br)

Em Mato Grosso do Sul, o aumento no número de diagnósticos de obesidade motivou a adoção de programas e protocolos pelo SUS para organização do atendimento e ampliação do acesso a tratamentos clínicos, cirúrgicos e pediátricos. As iniciativas refletem as estratégias em andamento no estado para lidar com a condição como um problema de saúde pública

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.