COMPARTILHE

A segunda edição do Festival Curta Campo Grande será realizada de 11 a 15 de novembro em diversos espaços culturais da capital, incluindo a Casa de Cultura, administrada pela Prefeitura Municipal, a Associação Cultural Teatro do Mundo, a Aliança Francesa e a Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado. Durante o período, os locais receberão sessões de filmes nacionais e locais de curta-metragem.

Neste ano, 58 filmes foram selecionados para as mostras competitivas Curta Brasil, Curta MS e Curta Doc, número superior aos 43 títulos exibidos na edição anterior. Entre os trabalhos escolhidos, 10 são produções sul-mato-grossenses, ante seis na primeira edição. O festival recebeu 1.187 inscrições de todas as regiões do país, segundo os organizadores, demonstrando a participação nacional no evento.

A mostra Curta Doc, dedicada exclusivamente a documentários, faz parte das novidades desta edição e inclui quatro produções locais. As três mostras competem pelo Troféu Tuiuiú, em 12 categorias, como melhor curta de ficção, documentário, direção, roteiro, atuação, fotografia, montagem, arte e som.

Segundo a curadora Carol Dória, coordenadora de comunicação e das mostras nacionais, “Esta expansão representa um passo de maturidade do festival. Ao ampliar o número de filmes em competição e criar uma mostra dedicada ao documentário, abrimos espaço para mais vozes, formatos e territórios – do ensaio ao observacional, do arquivo às narrativas híbridas”. A programação priorizou produções de mulheres, pessoas negras, indígenas, LGBTQIA+ e cineastas de periferias.

O festival homenageia o cineasta Cândido Alberto da Fonseca, pioneiro do audiovisual sul-mato-grossense, com a exibição de obras históricas, como o curta Conceição dos Bugres (1980), considerado patrimônio cultural. A iniciativa busca reconhecer trajetórias importantes para a consolidação da cultura audiovisual no estado.

O Festival Curta Campo Grande é uma realização da Corixo Produções e conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, além do apoio da Prefeitura Municipal de Campo Grande e do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS) e da Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Setesc-MS).

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.