Programa oferece passagens aéreas de até R$ 200 e amplia acesso de aposentados à aviação; Nordeste lidera destinos mais procurados
O programa Voa Brasil, criado pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) para ampliar o acesso de aposentados à aviação comercial, atingiu 50 mil reservas nesta quinta-feira (23). O volume é suficiente para lotar cerca de 350 aviões de passageiros, segundo levantamento do ministério.
Sem uso de recursos públicos, o Voa Brasil oferece passagens de até R$ 200 a aposentados do INSS que não viajaram nos últimos 12 meses. As passagens são disponibilizadas pelas companhias aéreas em assentos ociosos e períodos de baixa temporada, exclusivamente pelo site gov.br/voabrasil.
A reserva de número 50 mil foi feita para o trecho São Paulo–Brasília, por volta do meio-dia. “Nosso objetivo sempre foi a inserção social, a ampliação do número de pessoas no transporte aéreo. E este é um número para se comemorar, pois estamos permitindo que pessoas que não voam há pelo menos um ano ou que nunca voaram tenham a oportunidade de rever parentes, conhecer seus netos ou simplesmente fazer turismo, o que também movimenta a economia local”, afirmou o ministro Silvio Costa Filho.
Desde o início do programa, o Voa Brasil já movimentou 88 aeroportos em 86 cidades de todos os estados do país. As regiões Sudeste (43%) e Nordeste (40%) concentram a maior parte das viagens. O Centro-Oeste (8%), o Sul (5%) e o Norte (3%) completam o ranking regional.
Segundo o secretário nacional de Aviação Civil, Daniel Longo, o interesse pelo Nordeste é o dobro do registrado na aviação comercial em geral. “Na movimentação total, a região responde por cerca de 20% dos passageiros. No Voa Brasil, esse número chega a 40%, o que mostra o apelo turístico e afetivo do Nordeste entre os aposentados”, afirmou.
Longo também destacou uma recente atualização na plataforma que ampliou o acesso a aposentados com conta nível Bronze no portal Gov.br — antes restrito a usuários com níveis Prata e Ouro.
As dez cidades mais procuradas pelos aposentados até agora são: São Paulo (13.950 reservas), Rio de Janeiro (4.020), Recife (3.900), Brasília (3.291), Fortaleza (3.051), Salvador (2.957), Maceió (1.713), João Pessoa (1.709), Belo Horizonte (1.505) e Campinas (1.450).
Com informações e imagem do Governo Federal























