COMPARTILHE

A Polícia Federal (PF) pode interromper a emissão de passaportes em todo o país a partir de 3 de novembro de 2025, caso não receba um aporte adicional de R$ 97,5 milhões. O alerta foi enviado ao Ministério do Planejamento e Orçamento em ofício datado de 22 de outubro. Segundo o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, a corporação já empenhou 95% dos R$ 329,4 milhões destinados ao Sistema de Emissão de Passaportes e de Controle de Tráfego. Os recursos empenhados estão próximos do limite, principalmente para cobrir os pagamentos à Casa da Moeda, que produz e personaliza os passaportes.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que atua de forma coordenada para assegurar a continuidade do serviço. O órgão acompanha a execução orçamentária da Polícia Federal e mantém contato com o Ministério da Economia para garantir a liberação de recursos necessários à continuidade da emissão de passaportes.

Esta não é a primeira vez que a emissão de passaportes enfrenta interrupções por falta de verba. Em junho de 2017 e entre novembro e dezembro de 2022, a PF suspendeu temporariamente o serviço. No mesmo ano, em Mato Grosso do Sul, a corporação interrompeu a emissão de até 70 passaportes por dia devido à falta de recursos para custear a confecção. Os documentos que não puderam ser emitidos ficaram represados até que o contrato com os fornecedores fosse restabelecido, segundo nota oficial da Polícia Federal. O Ministério da Justiça reforça que todas as medidas estão sendo adotadas para evitar qualquer interrupção no serviço, considerado essencial para os cidadãos brasileiros.

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.