COMPARTILHE

Alta de 1,6 milhão em relação ao ano anterior reflete expansão no mercado de trabalho formal e maior adesão de mulheres ao sistema

A Previdência Social registrou, em 2024, o maior número de contribuintes pessoas físicas da história: 62,2 milhões. O dado representa um aumento de 1,6 milhão em relação ao ano anterior e consta no Anuário Estatístico da Previdência Social (AEPS) 2024, divulgado nesta terça-feira (28) pelo Ministério da Previdência Social.

Considerando o total de contribuintes, que inclui pessoas físicas e jurídicas, o número chegou a 76,6 milhões no ano passado, o que corresponde a um crescimento acumulado de 7,4% nos últimos dez anos. O levantamento mostra ainda que 53,3% dos contribuintes são homens, enquanto 46,7% são mulheres.

Apesar da predominância masculina, o crescimento entre as mulheres foi mais expressivo: 11,3% em uma década, mais que o dobro da variação observada entre os homens (4,6%).

O coordenador-geral de Estatísticas e Estudos Previdenciários do ministério, Alexandre Zioli, destacou a importância do levantamento para a formulação de políticas públicas. “O AEPS permite à população conhecer, mensurar e avaliar as interações que acontecem entre a Previdência Social e a sociedade, como proteção social, mercado de trabalho, demografia e finanças públicas”, afirmou Zioli.

Além do aumento de contribuintes, o número de benefícios concedidos pelo INSS também atingiu recorde histórico em 2024, chegando a 6,9 milhões, um crescimento de 33,1% em dez anos.

Segundo o ministério, o avanço se deve a duas principais ações: o Programa de Enfrentamento da Fila da Previdência Social (PEFPS), que vigorou até dezembro de 2024, e a adoção do sistema AtestMed, que permitiu o reconhecimento de benefícios por incapacidade temporária com base em análise documental de atestados médicos, sem necessidade de perícia presencial.

A medida reduziu o tempo de espera por análise e ampliou o número de concessões, ao considerar cada licença médica como um benefício individual.

O Anuário Estatístico também aponta aumento de 8,4% na emissão líquida de benefícios do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), que passou de R$ 724,7 milhões para R$ 785,6 milhões entre 2023 e 2024, valor equivalente a 6,69% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Com informações e imagem do Governo Federal

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.