Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 farão a prova de redação neste domingo (9), junto com as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas. A redação tem peso significativo na nota final do exame e será avaliada com base em cinco competências definidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Os participantes deverão produzir um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, a partir de uma situação-problema proposta e dos textos motivadores apresentados na prova. O tema será de ordem social, científica, cultural ou política e deve ser desenvolvido com argumentos consistentes, articulados e coerentes.
Além de defender um ponto de vista, os candidatos também precisam apresentar uma proposta de intervenção social, ou seja, uma solução para o problema abordado, que respeite os direitos humanos. Propostas que desrespeitem esses direitos, como incitação à violência ou manifestações de preconceito, levam à nota zero.
A redação será corrigida por dois avaliadores independentes, com formação em Letras ou Linguística. Cada um atribuirá uma pontuação de 0 a 200 pontos em cinco competências:
- Domínio da escrita formal da língua portuguesa;
- Aplicação de repertório sociocultural e conhecimento de outras áreas;
- Organização das informações e defesa de um ponto de vista;
- Uso adequado dos mecanismos linguísticos de coesão e coerência;
- Elaboração de proposta de intervenção para o problema apresentado.
A nota final será a média aritmética entre as notas totais dadas pelos dois corretores. Somente os textos transcritos para a folha de redação oficial serão corrigidos.
Entre os critérios que resultam em nota zero, estão: fuga total ao tema, texto com até sete linhas, uso de língua estrangeira, identificação do candidato na folha, desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), o Enem 2025 registrou 4.811.338 inscrições confirmadas, um aumento de 11,22% em relação ao ano passado e de 38% na comparação com 2022.
As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro em todo o país, exceto nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba (PA), que terão aplicação nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas, na capital paraense.
A cartilha oficial com orientações detalhadas sobre a produção do texto está disponível no site do Inep: A Redação do Enem 2025 – Cartilha do Participante.
Foto de capa: José Cruz/Agência Brasil




















