O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 registrou 27% de abstenção, segundo balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na noite deste domingo (9). O índice é semelhante ao de 2024 (26,6%) e menor do que o verificado em 2023 (28,1%) e 2022 (28,3%).
“A abstenção manteve a média e aumentou o número de participantes”, afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana, durante coletiva de imprensa. De acordo com o MEC, mais de 4,8 milhões de candidatos estavam habilitados para participar do exame neste ano.
O ministro informou que 3.240 participantes foram eliminados por diferentes irregularidades. Entre os motivos, estão o uso de materiais impressos, a saída da sala antes do horário permitido, o porte de equipamentos eletrônicos e o abandono do local levando o caderno de questões antes de 30 minutos para o fim da prova. “Foi tudo tranquilo”, destacou Santana.
O Enem foi aplicado em 1.805 municípios e contou com o apoio de mais de 300 mil pessoas envolvidas na logística e segurança da aplicação.
Gabarito e estrutura da prova
O ministro anunciou que o gabarito oficial do primeiro dia de exame será divulgado na próxima quinta-feira (13). A primeira etapa do Enem abordou 90 questões de múltipla escolha, distribuídas entre as áreas de linguagens, ciências humanas e suas tecnologias, o que inclui língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia, sociologia, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação, além da redação.
O tema escolhido para a redação deste ano foi “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. Camilo Santana elogiou a proposta. “Achei que foi um tema muito atual e que exige de todos nós brasileiros um olhar muito cuidadoso, porque o país começou a inverter a sua curva etária, aumentando o número de pessoas idosas”.
O segundo dia de provas do Enem 2025 será aplicado no próximo domingo (16), com questões de matemática e ciências da natureza (física, química e biologia).
Com informações e imagem da Agência Brasil



















