Quem não manifestar interesse será eliminado e perderá chance de convocação em futuras chamadas
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) reabriu o prazo para que os aprovados na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 1) manifestem interesse em permanecer na lista de espera. A confirmação deve ser feita até as 23h59 desta quinta-feira (13), exclusivamente pelo site ou aplicativo SouGov.Br.
A medida, publicada no edital nº 5/2025 em edição extra do Diário Oficial da União nesta segunda-feira (10), permite que candidatos aprovados, mas ainda não convocados, confirmem se desejam continuar concorrendo às futuras chamadas do certame.
Segundo o MGI, o objetivo é manter na lista apenas os candidatos com interesse real nas vagas, agilizando o processo de nomeação e posse dos novos servidores. A pasta reforça que quem não se manifestar dentro do prazo será automaticamente excluído da lista de espera.
Etapa obrigatória
A manifestação de interesse é uma etapa obrigatória do concurso. Candidatos que deixarem de confirmar novamente sua permanência serão eliminados de todas as listas em que estejam classificados.
O MGI esclarece, porém, que a manifestação não garante direito adquirido à vaga, tampouco assegura nomeação ou posse. “A etapa constitui requisito formal para que o candidato permaneça habilitado à eventual convocação, se houver”, informou o ministério em nota.
Os resultados definitivos da manifestação de interesse devem ser divulgados até o dia 20 de novembro.
Como confirmar interesse
O candidato deve acessar o site ou aplicativo SouGov.Br, plataforma do governo federal que concentra serviços de gestão de pessoas, utilizando uma conta Gov.Br de nível prata ou ouro.
A confirmação precisa ser feita cargo a cargo. Isso significa que, caso o candidato esteja na lista de espera para mais de um posto, deverá marcar sua decisão individualmente para cada um deles.
Na plataforma, basta selecionar a opção “Sim” para confirmar o interesse em permanecer na lista, ou “Não” para retirar o nome do processo.
Candidatos que já haviam manifestado interesse anteriormente não precisam refazer o procedimento, a menos que desejem alterar o posicionamento anterior, o que também pode ser feito até o dia 13.
Lista de espera
O banco de candidatos aprovados em lista de espera do CNU 1 reúne o dobro do número de vagas imediatas oferecidas em cada um dos oito blocos temáticos do concurso. Essa lista é utilizada para o preenchimento de vagas remanescentes, resultantes de desistências, eliminações ou desclassificações durante a posse.
Além disso, o banco poderá servir para contratações temporárias pelos órgãos e entidades participantes do certame, sem confusão com as convocações para cargos efetivos.
Lançado em 2024, o Concurso Nacional Unificado é considerado o “Enem dos Concursos” por unificar a seleção de servidores para diferentes órgãos do Executivo federal, por meio de um processo único de provas e classificação.
Com informações e imagem da Agência Brasil



















