O segundo dia de aplicação do Enem 2025 ocorre neste domingo (16), com as provas de ciências da natureza e matemática. Assim como no primeiro dia, são esperados cerca de 3,5 milhões de candidatos, número equivalente a 73% dos inscritos que compareceram na etapa inicial do exame.
Os portões dos locais de aplicação serão abertos às 12h e fechados às 13h. As provas começam às 13h30 e terminam às 18h30, seguindo o horário de Brasília. A saída sem o caderno de questões será permitida somente a partir das 15h30. Para quem deseja levar o caderno, a liberação ocorre às 18h.
Participantes que tiveram a solicitação de tempo adicional aceita pelo Inep terão 60 minutos extras. No caso de candidatos que utilizam videoprova em Libras, o acréscimo será de 120 minutos. Todos os atendimentos especializados seguem as regras previstas em edital.
O Cartão de Confirmação, disponível na Página do Participante, indica local de prova, data e horário da aplicação, número de inscrição, informações sobre atendimento especializado, nome social (quando solicitado) e idioma escolhido para a prova de língua estrangeira. Embora não seja obrigatório, o documento impresso é recomendado para facilitar o acesso ao local e evitar contratempos.
Documentos aceitos
Para realizar o exame, o candidato deve apresentar documento oficial de identificação com foto. São válidos:
- RG;
- passaporte;
- CNH;
- Carteira de Trabalho (emitida após 1997);
- documentos de identificação profissional reconhecidos por lei.
Também serão aceitos documentos digitais com foto como e-Título, CIN, CNH Digital e RG Digital, desde que apresentados nos aplicativos oficiais. Estrangeiros devem utilizar passaporte, CRNM, DPRNM ou documento equivalente emitido por países do Mercosul, inclusive nas versões digitais.
A prova só pode ser preenchida com caneta esferográfica de tinta preta, de material transparente. Participantes com transtorno do espectro autista poderão usar caneta colorida apenas para marcações no caderno de questões; o cartão-resposta deve ser preenchido exclusivamente em preto.
Objetos eletrônicos e itens pessoais
É proibido o uso de equipamentos eletrônicos durante todo o período de prova. Celulares, relógios inteligentes e outras tecnologias devem ser desligados e guardados no envelope porta-objetos, que deve permanecer lacrado e debaixo da carteira do candidato.
Artigos como bonés, viseiras, óculos escuros e canetas não transparentes também devem ser guardados no envelope. Garrafas digitais não serão permitidas.
Lanches estão liberados, desde que passem por vistoria do chefe de sala. A embalagem dos alimentos e da garrafa de água não precisa ser transparente.
Candidatos que precisarem comprovar a presença no exame devem imprimir a Declaração de Comparecimento pela Página do Participante e apresentá-la ao chefe de sala no momento da identificação. O Inep não fornecerá o documento após a aplicação.
Reaplicação das provas
Alunos de municípios afetados por desastres naturais terão direito à reaplicação, agendada para os dias 16 e 17 de dezembro. O pedido deve ser feito entre 17 e 21 de novembro, até as 12h, pela Página do Participante. Também podem solicitar reaplicação pessoas que tiveram problemas logísticos ou foram diagnosticadas com doenças infectocontagiosas.
Em Belém, Ananindeua e Marituba, as provas serão aplicadas em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP30. O Cartão de Confirmação desses participantes será liberado posteriormente.
Com informações e imagem do Governo Federal



















