COMPARTILHE

Queda ocorre em todas as faixas de tempo de procura, segundo a pesquisa

O número de trabalhadores que procuram emprego há dois anos ou mais caiu 17,8% no terceiro trimestre de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua Trimestral, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O grupo reúne 1,2 milhão de pessoas, o menor volume desde 2014.

A redução também aparece nas outras faixas de tempo avaliadas pela pesquisa. Entre os que buscam trabalho há mais de um mês e menos de um ano, são 3 milhões de pessoas, queda de 12,2% e o menor contingente da série histórica iniciada em 2012. Já o grupo que procura há menos de um mês soma 1,1 milhão de trabalhadores, uma redução de 14,2% e o menor número desde 2015. Na faixa de um a menos de dois anos de procura, o país tem 666 mil pessoas buscando emprego, queda de 11,1% e também o menor volume já registrado.

Com quedas em todas as categorias, o recuo no número de desocupados ocorre em um cenário de taxa de desemprego de 5,6%, a menor já registrada pela série da Pnad, conforme divulgado no fim de outubro. Segundo o levantamento, metade dos desocupados (50,8%) procura trabalho há um mês e menos de um ano. No outro extremo, 19,5% busca emprego há dois anos ou mais, a menor proporção desde 2015.

A pesquisa investiga o mercado de trabalho entre pessoas com 14 anos ou mais e considera todas as formas de ocupação, com ou sem carteira assinada, temporária ou por conta própria. Pelos critérios do instituto, só é considerado desocupado quem procurou uma vaga nos 30 dias anteriores à entrevista. A coleta inclui 211 mil domicílios em todos os estados e no Distrito Federal.

Foto de capa: Tânia Rego/Agência Brasil

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.