COMPARTILHE

Mato Grosso do Sul estruturou a rede de saúde e concluiu o treinamento das equipes para iniciar a aplicação da vacina contra a bronquiolite em gestantes a partir de 28 semanas. O imunizante, que será incorporado ao SUS (Sistema Único de Saúde), deve chegar aos estados ainda neste mês, segundo o Ministério da Saúde. A primeira etapa de distribuição prevê 1,8 milhão de doses destinadas a todo o país.

A vacinação tem como foco a prevenção do VSR (Vírus Sincicial Respiratório), responsável por cerca de 60% das pneumonias em crianças menores de 2 anos e considerado o principal causador de bronquiolite.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) afirma que toda a rede estadual está pronta para iniciar a campanha assim que as doses forem enviadas. A expectativa é de que 100% das gestantes com 28 semanas ou mais recebam a dose.

Segundo a secretária-adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone, o planejamento antecipado permitirá agilidade na execução. “O alinhamento prévio com as equipes municipais permite que toda a rede opere com fluxo definido, garantindo segurança e eficiência na distribuição e aplicação. A rede está organizada para garantir que cada gestante receba a dose no tempo certo”.

Durante uma web-reunião realizada na semana passada com coordenadores municipais de imunização, a SES detalhou o informe técnico e orientou sobre os procedimentos que serão adotados pelas unidades de saúde. O conteúdo incluiu verificação da idade gestacional, organização das salas de vacinação, registro das doses e fluxo de atendimento no pré-natal.

As equipes também receberam orientações sobre triagem, acolhimento e padronização dos processos. O gerente de Imunização da SES, Frederico Moraes, afirma que o Estado está pronto para iniciar imediatamente. “Concluímos a capacitação dos municípios, revisamos todo o informe técnico e estruturamos a metodologia de aplicação. O Estado está plenamente preparado. Essa vacinação será determinante para reduzir internações e complicações por bronquiolite no início da vida”.

Por que a vacinação é importante

A imunização de gestantes contra o VSR é considerada estratégica porque permite a transferência de anticorpos da mãe para o bebê pela placenta, proporcionando proteção logo após o nascimento, período em que as crianças são mais vulneráveis e ainda não podem receber diretamente outros imunizantes contra o vírus.

O Ministério da Saúde afirma que a estratégia deve reduzir internações pediátricas, diminuir a pressão sobre emergências e evitar agravamentos durante o pico de circulação sazonal do VSR. A recomendação é que a dose seja aplicada a partir da 28ª semana de gestação, garantindo maior eficácia na transferência de anticorpos.

A SES aguarda a confirmação do quantitativo de doses que será enviado ao Mato Grosso do Sul. A aplicação começará imediatamente após o recebimento dos imunizantes.

Com informações e imagem do Governo de Mato Grosso do Sul

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.