A Prefeitura de Campo Grande instituiu o Grupo de Voluntários de Busca e Salvamento (GVBS), iniciativa que reúne moradores capacitados para apoiar ações de emergência, busca, salvamento e assistência humanitária. A criação do grupo foi oficializada com a sanção da Lei nº 7.524, publicada em edição extra do Diário Oficial da última quarta-feira (19), após aprovação na Câmara Municipal.
O GVBS será formado por cidadãos cadastrados, treinados e autorizados a atuar pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec). Segundo o coordenador da Defesa Civil, Enéas Netto, qualquer pessoa poderá se voluntariar, desde que cumpra os critérios estabelecidos. O grupo poderá ser acionado em situações de risco, desastres ou calamidade pública.
“Após a sanção, vem a fase de regulamentação da lei, que é feita dialogando com a sociedade civil, conselhos regionais, organizações e entidades. Nessa etapa iremos estabelecer as diretrizes do programa, ou seja, quem pode ser voluntário, idade, qualificações, competências e o banco de dados onde ocorrerá o cadastramento dos interessados”, afirmou.
A Defesa Civil também trabalha com órgãos da Prefeitura na criação do sistema de cadastro. Não haverá limite de participantes, e organizações da sociedade civil poderão ser credenciadas.
Segundo Netto, o cadastro será on-line. Após triagem, os aprovados receberão uma identificação de voluntário. Cada integrante atuará conforme sua formação, experiência ou capacidade. “Às vezes a pessoa tem um veículo e pode auxiliar na logística; outra pode atuar na separação de mantimentos, ou em casos mais específicos”, disse.
A meta é ter voluntários capacitados em todas as sete regiões urbanas da capital. Em situações de emergência, os Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) de cada área serão acionados para coordenar os esforços locais.
Entre os objetivos do GVBS estão apoiar ações emergenciais e de salvamento em áreas urbanas, rurais e turísticas; colaborar com campanhas educativas da Defesa Civil; e promover treinamentos e capacitações.

















