Mato Grosso do Sul deve enfrentar um fim de semana de calor extremo, tempo firme e chuvas isoladas, antes da chegada de um período de instabilidade mais generalizada no início de dezembro. A previsão é do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), da Semadesc.
Entre sexta-feira (28) e domingo (30), o tempo permanece aberto na maior parte do estado, com sol e variação de nebulosidade. As temperaturas continuam elevadas, podendo atingir de 39°C a 40°C, principalmente nas regiões pantaneira e leste. A umidade relativa do ar segue baixa, oscilando de 15% a 35%.
Apesar do predomínio de calor e tempo firme, o sistema de alta pressão começa a perder intensidade, favorecendo pancadas isoladas de chuva. Em áreas pontuais, a previsão indica tempestades acompanhadas de raios e ventos fortes, com rajadas que podem superar 60 km/h. Os ventos sopram dos quadrantes leste a norte, chegando a 40–60 km/h.
Na sexta (28) e no sábado (29), a probabilidade de chuva é maior nas regiões centro, sul, sudoeste e pantaneira. No domingo (30), as instabilidades devem avançar para a metade leste do estado, sobretudo entre a tarde e a noite.
O mês de dezembro começa com mudança no padrão meteorológico. Uma frente fria no oceano, associada a um sistema de baixa pressão sobre o Paraguai, deve provocar chuvas mais abrangentes em Mato Grosso do Sul entre segunda (1º) e terça-feira (2).
As condições favorecerão tempestades, com possibilidade de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Os acumulados de chuva podem ultrapassar 40 mm em 24 horas.
Os ventos ficam mais variáveis, dos quadrantes norte, oeste e leste, com rajadas que podem atingir 80 km/h.
Modelos meteorológicos indicam acumulados de chuva superiores a 100 mm entre 27 de novembro e 13 de dezembro, principalmente nas regiões centro-leste, sudeste e leste do estado. O Cemtec reforça a necessidade de acompanhar as atualizações devido às incertezas em previsões de médio prazo.


















