Você já parou para pensar que o Natal pode ser uma ótima oportunidade para evoluir no inglês sem sair do sofá? Um levantamento da YouGov, instituto global de pesquisa de consumo, apontou que 68% das pessoas que estudam um novo idioma usam filmes e séries como principal ferramenta complementar de aprendizagem. Com a chegada das férias e uma variedade de produções natalinas disponíveis, esse período se torna ideal para transformar o lazer em prática.
De acordo com André Belz, CEO do Rockfeller Language Center, usar produções audiovisuais como ferramenta de aprendizagem não é apenas divertido, mas sim, estratégico. “Quando o aluno assiste a filmes em inglês com atenção ao som original, ele ativa áreas do cérebro responsáveis por percepção, memória e associação linguística. Isso amplia o repertório real de uso do idioma, fortalece a pronúncia e aumenta a familiaridade com expressões que nem sempre aparecem em livros. Por isso, trabalhar a além, ainda que dentro de casa, é essencial para quem quer avançar com consistência”, afirma.
Pensando nisso, André selecionou cinco filmes que, além de entrar no clima natalino, são excelentes aliados para manter o inglês refinado durante as férias:
1.Klaus – A animação traz diálogos claros e uma narrativa envolvente. O ritmo mais pausado é ideal para iniciantes treinarem compreensão auditiva e vocabulário cotidiano, especialmente expressões simples usadas em situações familiares.
2. Esqueceram de Mim (Home Alone) – Um dos maiores clássicos natalinos, o filme traz situações do cotidiano com diálogos rápidos e expressões comuns usadas em ambientes familiares. As interações entre Kevin e os ladrões também ajudaram o aluno a treinar em falas mais aceleradas, além de treinar vocabulário ligado a emoções, planos e ações. Por se tratar de um filme leve e cheio de humor, o contexto visual reforça o entendimento das falas, ótimo para estudantes de todos os níveis.
3. Simplesmente Amor (Love Actually) – Filme britânico que apresenta expressões, gírias e construções típicas do inglês do Reino Unido. Ótimo para expandir o vocabulário emocional e ouvir variações de entonação e ritmo.
4. Uma Invenção de Natal (Jingle Jangle: A Christmas Journey) – Musical que ajuda a treinar a compreensão em falas rápidas e melodias. As músicas oferecem aplicação natural de frases, o que facilita a memorização e reforço de estrutura gramatical.
5. O Amor Não Tira Férias – Comédia romântica leve, com diálogos claros e situações do cotidiano. Ideal para estudantes de nível intermediário que desejam ampliar o vocabulário de conversas informais e expressões usadas em relações pessoais.
“Esse tipo de hábito faz diferença real na jornada do aluno. Não existe fluência construída apenas na sala de aula. O inglês evolui quando passa a fazer parte do dia a dia e isso inclui momentos de lazer. Ao transformar filmes e séries em oportunidades de aprendizagem, o estudante cria consistência, reforça aprendizagem e aceleração resultados de forma natural e prazerosa”, finaliza Belz.
Foto: Freepik

















