A campanha Dezembro Laranja chama a atenção para a prevenção do câncer de pele, doença mais comum no Brasil. Em Mato Grosso do Sul, o período coincide com o aumento da exposição ao sol, o que exige cuidados redobrados, especialmente durante o verão.
A pele, maior órgão do corpo humano, funciona como uma barreira natural de proteção, mas também é diretamente afetada pela radiação solar. A exposição excessiva pode provocar envelhecimento precoce e aumentar o risco de desenvolvimento de câncer de pele, sobretudo quando ocorre sem proteção adequada.
Especialistas recomendam evitar a exposição direta ao sol entre 10h e 16h, além do uso regular de protetor solar e de barreiras físicas, como roupas, chapéus e óculos. A prática do bronzeamento artificial também representa riscos à saúde e é proibida no Brasil desde 2009, conforme a Resolução nº 56 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A legislação federal proíbe a fabricação, importação, comercialização e o uso de equipamentos de bronzeamento artificial em todo o território nacional. A medida se baseia em evidências científicas que associam a prática ao aumento do risco de câncer de pele, especialmente o melanoma, além do envelhecimento precoce da pele.
Apesar da proibição, ainda há registros pontuais do uso desses equipamentos. Segundo o fiscal da Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Matheus Moreira Pirolo, ações de fiscalização são realizadas para coibir a prática.
“A atuação da Vigilância Sanitária tem caráter permanente e preventivo. Nosso foco é proteger a população dos riscos comprovados à saúde associados à radiação ultravioleta artificial, que é reconhecidamente carcinogênica. Além de ilegal, o uso dessas máquinas expõe as pessoas a um risco desnecessário de câncer de pele, especialmente o melanoma”, afirmou.
As ações incluem orientações, fiscalizações e, quando necessário, apreensão de equipamentos irregulares. Também há atuação técnica em processos administrativos e judiciais relacionados ao tema.
A população pode denunciar o uso clandestino de equipamentos de bronzeamento artificial pelo telefone 0800 642 9782 ou pelo e-mail [email protected].
Dezembro Laranja
A campanha Dezembro Laranja 2025, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), reforça a importância do autocuidado e da realização do check-up anual com o dermatologista. Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de pele representa cerca de 33% de todos os casos da doença registrados no Brasil.
Apesar de ser o tipo mais frequente, o câncer de pele apresenta baixa mortalidade quando identificado precocemente. A doença se divide, basicamente, em dois grupos: o não melanoma, mais comum, e o melanoma, menos frequente, porém mais agressivo, que se origina nos melanócitos, células responsáveis pela produção da melanina.
Dados da campanha de 2024 indicam que os hábitos de exposição ao sol ainda preocupam. Do total de atendidos, 62,51% relataram se expor ao sol sem proteção, enquanto apenas 31,63% afirmaram utilizar protetor solar de forma regular.
Foto de capa: Saul Schramm
Com informações da SBD


















