COMPARTILHE

A tradicional queima de fogos de artifício em celebrações de Ano Novo será diferente em Campo Grande. Desde a aprovação da Lei Complementar n. 406/2021, está proibido soltar ou queimar artefatos pirotécnicos com efeitos sonoros na cidade. A restrição também se estende ao uso de fogos silenciosos em locais fechados ou em áreas próximas a hospitais, asilos, presídios, quartéis, postos de combustível e reservas florestais.

Segundo a Prefeitura Municipal de Campo Grande, quem infringir a lei pode ser multado em até R$ 1000 reais. A fiscalização cabe à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur).

A decisão considera os danos causados pelo barulho dos fogos a pessoas e animais. As explosões geradas pelos artefatos são motivo de incômodo para hospitalizados, bebês, idosos, autistas e animais domésticos, que podem sofrer estresse ou até traumas físicos.

Classes de fogos de artifício

Os fogos de artifício, utilizados tradicionalmente em festividades, têm diferentes categorias e restrições de uso e venda.

Classe A – Incluem fogos sem explosões e de pequeno porte, como fósforos de cor, velas, e biribas. São permitidos para adolescentes a partir de 13 anos.

Classe B – Com explosões e assobios de menor intensidade, incluem girândolas, vulcões e pistolas de cores. A venda é restrita a maiores de 16 anos.

Classe C – Artefatos com até 6 gramas de pólvora por bomba, como foguetes com ou sem flecha. Vendidos somente para maiores de 18 anos.

Classe D – Explosivos mais potentes, com mais de 2,5 gramas de pólvora. Só podem ser adquiridos por maiores de 18 anos com habilitação profissional (carteira blaster) e requerem autorização para queima.

Em caso de perturbação e soltura de fogos de artifício de forma indevida, a denúncia pode ser feita através do contato com a Guarda Municipal pelo disque-denúncia 153 ou com a Polícia Militar pelo número 190.

Foto: Freepik

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.