quarta-feira, 05/02/2025, 13:52


Com 444 votos, o deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) foi eleito presidente da Câmara dos Deputados pelos próximos dois anos. A eleição ocorreu neste sábado (1º), em primeiro turno. Motta disputou o cargo com os deputados Marcel Van Hattem (Novo-RS), que obteve 31 votos, e Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), que recebeu 22 votos. Outros dois votos foram em branco.

O parlamentar foi apoiado por um bloco formado por 17 partidos e 494 deputados. Fazem parte da aliança PL, PT, PCdoB, PV, União Brasil, PP, Republicanos, PSD, MDB, PDT, PSDB, Cidadania, PSB, Podemos, Avante, Solidariedade e PRD. Como obteve a maioria absoluta dos votos (metade mais um dos presentes), a disputa foi encerrada no primeiro turno.

Em seu primeiro discurso após a eleição, Motta defendeu a democracia. Ele repetiu o gesto de Ulysses Guimarães na promulgação da Constituição, levantando o texto sob aplausos do plenário, e reafirmou sua posição contra regimes autoritários.

“O povo brasileiro não quer discórdia, quer emprego; não quer luta pelo poder, mas que os poderes lutem por ele. Tenho certeza de que o passado é um caminho sem volta. Ele termina na destruição da política, no colapso da democracia, e não podemos correr o risco de experimentá-lo”, afirmou.

Motta também declarou que “não há democracia com caos social, e não há estabilidade social com caos econômico”. Ele ressaltou a importância da responsabilidade fiscal e disse que a inflação é um dos piores problemas para o país.

O novo presidente da Câmara propôs maior transparência nos gastos públicos e sugeriu a criação de uma plataforma digital integrada entre Legislativo, Executivo e Judiciário para permitir o acompanhamento em tempo real das despesas dos três Poderes. “Transparência total para todos”, disse.

Com 35 anos, Hugo Motta é o deputado mais jovem a presidir a Câmara desde a redemocratização. Atualmente, ele cumpre seu quarto mandato na Casa. Na eleição de 2022, foi o deputado mais votado da Paraíba, com 158.171 votos.

Texto da Redação com informações da Agência Câmara de Notícias.

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.