quarta-feira, 05/02/2025, 17:51

Os candidatos do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) já podem consultar seus resultados individuais, divulgados nesta terça-feira (4) pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e pela Fundação Cesgranrio. A consulta está disponível na área do candidato no site da banca organizadora.

O certame, considerado o maior já realizado no país, oferece 6.640 vagas em 21 órgãos da administração pública federal. Os inscritos puderam concorrer a cargos de níveis superior, médio e técnico por meio de um processo seletivo unificado.

Como acessar os resultados

A consulta à classificação definitiva está liberada apenas para os candidatos do bloco 8 (nível médio). Já para os cargos de nível superior (blocos 1 a 7), foram divulgadas as listas provisórias de classificação e as convocações para os cursos de formação de nove cargos.

Os candidatos receberam mensagens personalizadas com seus resultados via e-mail, WhatsApp e pelo portal Gov.br. Apenas usuários com contas de segurança prata e ouro podem acessar a comunicação oficial na plataforma. Além disso, oito editais com os resultados individuais serão publicados em edição extra do Diário Oficial da União ainda nesta terça-feira.

Próximos passos

A lista definitiva de aprovados nos blocos 1 a 7, para cargos que não exigem curso de formação, será divulgada no dia 28 de fevereiro. Na mesma data, o governo publicará a relação final dos convocados para os cursos obrigatórios.

Apesar da divulgação, o Ministério Público Federal (MPF) recomendou na última sexta-feira (31) a suspensão dos resultados finais devido a falhas na aplicação das regras de cotas raciais. A Defensoria Pública da União (DPU) também solicitou esclarecimentos sobre possíveis irregularidades na etapa de heteroidentificação.

O concurso

Apelidado de “Enem dos Concursos”, o CPNU foi realizado em 18 de agosto de 2024, simultaneamente em 218 cidades do país. Ao todo, 2.144.397 candidatos se inscreveram para a disputa das vagas, sendo que cerca de 1 milhão compareceram às provas objetivas e discursivas.

As remunerações variam entre R$ 3.741,84 e R$ 22.921,71. As vagas foram organizadas em oito blocos temáticos, permitindo que candidatos concorressem a cargos em diferentes órgãos públicos com uma única taxa de inscrição.

  • Com informações da Agência Brasil – Foto de capa: © Joel Rodrigues/Agência Brasília

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.