A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) deu início à Campanha do Agasalho 2025, convocando estudantes, técnicos-administrativos, docentes e colaboradores terceirizados a contribuírem com doações de roupas, agasalhos e cobertores — novos ou usados em bom estado. A iniciativa integra o programa “Eu Respeito” e conta com pontos de coleta em todos os câmpus e nos quatro setores da Cidade Universitária, em Campo Grande.
Segundo a Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, Gislene da Silva, a ação está alinhada à proposta institucional de promover uma universidade mais inovadora e comprometida com o desenvolvimento humano. “Essa campanha se alinha à proposta de uma UFMS mais inovadora, sustentável e humana ao valorizar ações colaborativas, fomentar a responsabilidade social e construir um ambiente mais inclusivo, consciente e comprometido com o desenvolvimento integral das pessoas”, afirmou.
A campanha também reforça o papel social da universidade e busca estimular o senso de comunidade entre seus integrantes. Para a Pró-Reitora de Cidadania e Sustentabilidade (Procids), Vivina Sol, a mobilização tem efeito multiplicador. “Incentivar a solidariedade dentro da comunidade universitária é essencial para fortalecer os valores de cooperação e responsabilidade social. A campanha mobiliza todos para ajudarem aqueles que mais precisam, promovendo um senso de pertencimento e compromisso com o bem-estar coletivo”, disse.
Vivina acrescenta que, além do impacto social, a iniciativa tem um viés ambiental, ao estimular práticas sustentáveis e o consumo consciente. “É uma ação que alia solidariedade e preservação socioambiental, pilares para uma sociedade mais justa, sustentável, humana e inclusiva. Ao mostrar que o que não tem mais utilidade para uma pessoa, tem para outras, a campanha incentiva a solidariedade, a alteridade e a empatia”, afirmou. “Muitas pessoas em situação de vulnerabilidade são beneficiadas com as doações, o que reforça o papel da Universidade como agente ativo no enfrentamento das desigualdades sociais.”
As doações podem ser feitas até o final do mês de abril. Os itens arrecadados serão destinados a instituições cadastradas junto à UFMS, por meio de edital da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte.

Foto: Prefeitura de Nova Venécia/Divulgação