O brasileiro Hugo Calderano venceu neste domingo (20) a Copa do Mundo de tênis de mesa, disputada em Macau, na China. É a primeira vez que um atleta das Américas conquista o título, tradicionalmente dominado por asiáticos e europeus.
Na final, Calderano, de 28 anos, derrotou o chinês Lin Shidong, atual número 1 do ranking mundial, por 4 sets a 1. No caminho até o título, também superou o chinês Wang Chuqin, número 2 do mundo, e o japonês Tomokazu Harimoto, terceiro colocado no ranking internacional.
“É uma sensação incrível ganhar esse título”, disse, em entrevista à Federação Internacional de Tênis de Mesa após a decisão. “Eu comecei não muito confortável, perdi o primeiro set, mas consegui fazer alguns ajustes táticos e também estava muito pronto mentalmente quando a chance apareceu. Estou muito orgulhoso também de conseguir representar tão bem o Brasil e trazer um título desse tamanho para o nosso país”.
O resultado marca uma reviravolta na carreira do carioca, que havia ficado perto da medalha nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. Na ocasião, foi derrotado pelo sueco Truls Möregårdh na semifinal e perdeu o bronze para o francês Felix Lebrun. Ainda assim, registrou a melhor campanha de um atleta das Américas na história olímpica da modalidade.
“Eu nunca poderia imaginar conseguir um título dessa magnitude [hoje], principalmente começando nessa competição, não vinha performando na minha melhor forma, mas fiz um jogo incrível na final contra o número 1 do mundo, que tem ganhado a maioria dos títulos recentemente, está jogando no nível altíssimo e eu consegui dominar o jogo em quase todas as partes”, afirmou.
Com a conquista, Calderano sobe da quinta para a quarta posição no ranking mundial. Ele é tricampeão dos Jogos Pan-Americanos e soma agora 25 títulos no circuito internacional.
Foto: Reprodução/ Cazé Tv