A massa de ar frio que avança sobre Mato Grosso do Sul provocou queda acentuada nas temperaturas em diversas regiões do estado nesta terça-feira (29). De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Iguatemi, no extremo sul, registrou a menor temperatura do dia, com 9,3°C ao amanhecer. Em Campo Grande, a mínima foi de 15,2°C, mas a sensação térmica chegou a 10,7°C, obrigando a população a sair de casa agasalhada.
Com a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, o tempo permanece firme em praticamente todo o território sul-mato-grossense até quinta-feira (1º). O fenômeno meteorológico favorece o tempo seco e céu com poucas nuvens, especialmente nas regiões sul, sudoeste e centro-sul. Em contrapartida, há previsão de chuva isolada ainda nesta terça-feira, nas regiões norte e nordeste.
A previsão indica que as mínimas devem variar entre 11°C e 15°C nas regiões de Dourados, região sul e fronteira com o Paraguai, podendo chegar pontualmente a valores abaixo dos 10°C. Amambai e Caarapó registraram 10°C, enquanto Sete Quedas, Rio Brilhante e Aral Moreira marcaram 11°C. Dourados e Ponta Porã ficaram nos 12,3°C. Já Porto Murtinho, conhecida pelas altas temperaturas, teve mínima de 16°C.
Para Campo Grande, as mínimas previstas variam entre 16°C e 18°C, com máximas entre 25°C e 28°C ao longo da semana. Nas regiões norte, pantaneira e bolsão, os termômetros devem alcançar até 32°C na quinta-feira, com mínimas entre 16°C e 21°C.
Os ventos atuam inicialmente do quadrante sul e devem girar para o leste, com intensidade média entre 30 e 50 km/h. Em alguns pontos, são esperadas rajadas superiores a 50 km/h.
A tendência é de que o clima continue seco e com temperaturas amenas até o fim da semana, reforçando a recomendação de cuidados com a saúde respiratória, especialmente em regiões mais afetadas pela queda de umidade.
Foto: Governo de Mato Grosso do Sul