Gustavo Vicente

COMPARTILHE

Na última semana, estive no Web Summit Rio e uma coisa ficou clara: 90% dos empreendedores já utilizam ou estão acelerando o uso da inteligência artificial (IA) para escalar seus negócios. Isso não é mais tendência, é realidade. E o mais impressionante? Isso não se limita ao setor de tecnologia ou marketing. O agro também está conectado.

Foi exatamente isso que percebi conversando com Adrieli Santos, fundadora da Gado Pesado, uma startup goiana que está revolucionando a pecuária com IA. A solução da Gado Pesado é simples e genial: câmeras com IA que contam e pesam bovinos no pasto, em tempo real, com mais de 95% de precisão. Nada de balanças caras, currais estressantes ou processos manuais. O animal permanece no seu ambiente natural e o produtor acessa dados estratégicos para tomar decisões mais inteligentes, melhorar o bem-estar dos animais e, claro, lucrar mais.

A ideia nasceu durante um hackathon promovido pelo Sistema FAEG Senar, em Goiás, e foi inspirada no avô do cofundador Thiago Gratão — um pecuarista que sofreu muito com prejuízos por falta de informação. Hoje, a Gado Pesado planeja desenvolver novas funcionalidades, como apartação inteligente por drone, e promete colocar o Brasil na liderança da pecuária de precisão.

E se inovação é sobre tirar o “achismo” da gestão, Cesar Macegosa, da Arroba Plus, está indo ainda mais fundo nesse propósito. A startup desenvolveu um sistema que dá ao pecuarista o controle total da sua operação: da entrada dos animais até a análise financeira e técnica do rebanho. Com um sistema robusto, mas simples, a Arroba Plus quer transformar dados em decisão estratégica, permitindo que o produtor saiba, antes do abate, se está no caminho do lucro. IA já é usada internamente na empresa, e o foco agora é conectar esta nova tecnologia para agregar na rastreabilidade e segurança alimentar à carne brasileira.

Mas e a terra, o acesso a ela, como fica? É aqui que entra a Arrenda Fácil, representada no Web Summit pelo empresário douradense Carlos Matoso. A startup, que faz parte do programa de aceleração do Living Lab de Mato Grosso do Sul, facilita o arrendamento de terras agrícolas de forma digital e transparente — um mercado que ainda sofre com informalidade e falta de estrutura. A proposta da Arrenda Fácil é clara: mais acesso, mais produtividade, mais negócio.

E quando falamos de inovação no campo, não é só sobre tecnologia. É sobre gente. Em um dos palcos, Giovanna Antonelli e Flávia Rosario (Manychat) deram o recado: quem não é visto, não é lembrado. O produtor rural precisa aprender a se comunicar, a colocar o rosto na internet, a contar sua história. Ferramentas como a Manychat permitem que o agro se relacione com seu público de forma simples, humana e escalável — sem precisar gastar com tráfego ou saber programar.

No fundo, o que vimos no Web Summit foi um Brasil rural que está se tornando digital. E não é futurismo — é agora.

Se você ainda acha que o agro está longe da IA, pense novamente. Porque o futuro já está em campo.

Os artigos publicados são de responsabilidade dos colunistas e não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Total News

Picture of Gustavo Vicente

Gustavo Vicente

Atua como consultor na área de Marketing e Comunicação. É jornalista, pós-graduando em Marketing pela USP e proprietário da Agência de Marketing, GV Agro Marketing. Tem como objetivo auxiliar produtores rurais e empresas do AGRO a divulgarem o seu trabalho na internet. | @gustavo.nv
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.