COMPARTILHE

Nesta quarta-feira (15), foi lançada a 4ª etapa do programa “Campo Grande Saneada”, que visa ampliar a cobertura de esgoto na capital sul-mato-grossense. A meta é atingir 98% de cobertura de esgoto tratado até 2028, beneficiando diretamente cerca de 185 mil pessoas.

De acordo com a concessionária Águas Guariroba, 94% da população já têm acesso à coleta e ao tratamento de esgoto, enquanto cerca de 99% contam com água tratada.

O programa, lançado em 2023, já implantou mais de 600 quilômetros de redes de esgoto. A nova fase prevê a execução de 697 km adicionais e 66 mil novas ligações. Segundo a prefeita Adriane Lopes (PP), o planejamento estratégico prioriza o saneamento antes das obras de infraestrutura.

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, fala sobre a nova etapa do programa “Campo Grande saneada”

“Na nossa gestão, asfalto novo não vai ser recortado para passar o saneamento depois. Nós trabalhamos planejando e trazendo para a população da nossa cidade mais qualidade de vida. Vai ser referência no saneamento, e essa é a nossa missão”, afirmou a prefeita.

Durante o lançamento, o diretor-presidente da Águas Guariroba, Gabriel Buim, destacou que a ampliação do saneamento é resultado de “um trabalho contínuo, feito com planejamento, investimento e compromisso com as pessoas”.

O diretor-presidente da Águas Guariroba, Gabriel Buim destaca os desafios do programa

Segundo a concessionária, as obras da nova etapa são planejadas para reduzir impactos nas regiões atendidas e acompanhadas por ações de comunicação com os moradores, que recebem informações sobre prazos, interdições e etapas de execução.

Entre os principais desafios apontados por Buim está a execução de grandes obras de infraestrutura, que demandam atenção à integração com a população. “Quando começamos uma obra, informamos aos moradores sobre datas, intervenções e interligações. Essa proximidade garante rapidez e qualidade no serviço que Campo Grande merece”, explicou.

O investimento total da Águas Guariroba para os próximos três anos será de aproximadamente R$ 750 milhões, destinados à expansão das redes de esgoto, novas ligações, estações de tratamento e à modernização do sistema de água.

Além do impacto direto na saúde pública, o saneamento também contribui para a preservação ambiental e para a qualidade de vida da população. No lançamento, a prefeita Adriane Lopes destacou que a expansão da rede de esgoto e o planejamento integrado com obras de infraestrutura permitem avanços nos bairros atendidos.

De acordo com dados da Águas Guariroba, cada real investido em saneamento gera uma economia de quatro reais em gastos com saúde, e a ampliação da rede contribui para reduzir em cerca de 90% os índices de internação por doenças de veiculação hídrica. Além disso, programas de proteção de nascentes e áreas de recarga hídrica ajudam a manter a captação de água.

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.