Após uma estudante perder o vestibular da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) no último domingo devido a uma falha na gratuidade do transporte público, prevista por lei, o vereador Ronilço Guerreiro (Podemos) acionou o Consórcio Guaicurus para cobrar explicações sobre o descumprimento da legislação municipal que garante a gratuidade no transporte em dias de provas, como o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares.
Em entrevista ao portal Total News nesta quinta-feira (28), o vereador informou que já notificou a Agereg (Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Campo Grande) para exigir esclarecimentos. Ele destaca que agora o objetivo é desburocratizar o processo de solicitação do passe pelos estudantes.
“Foi falha do Consórcio Guaicurus e nós queremos providência. Nós queremos desburocratizar também esse processo em relação ao cadastro. Não precisa fazer cadastro, eu acredito que precisa fazer o levantamento, uma pesquisa, estatística, ver quantos alunos vão fazer a prova do ENEM e vestibulares, e depois dessa estatística o consórcio Guaicurus se organizar e colocar um número de ônibus suficiente, bastando simplesmente que o aluno apresente o comprovante da inscrição para ter acesso ao transporte gratuito”, afirmou.
VESTIBULAR UFMS – Neste domingo (1), a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) realizará o Vestibular 2025, a partir das 08h. Os estudantes que optarem por utilizar o transporte público devem solicitar pelo site do Consórcio Guaicurus neste link.
No cadastramento, devem ser anexados documentos como comprovante de inscrição do exame, cópia frente e verso do cartão de transporte (cartão estudantil vigente ou cartão cidadão) vinculado ao CPF do candidato e cópia frente e verso do documento de identidade.
A gratuidade da tarifa aos alunos será concedida unicamente nos dias de realização das provas, conforme o calendário oficial divulgado pelos órgãos aplicadores.