“Pela Fé, Abel ofereceu a Deus, mais excelente sacrifício do que Caim….” Hebreus 11:3
Minha gente querida,
Nosso tema desta semana, a excelência da Fé, tem a ver com as muitas escolhas e decisões que temos de tomar em nossa vida.
Um dos problemas mais antigos da humanidade é a dificuldade que o ser humano tem em tomar decisões certas, especialmente no que diz respeito ao futuro.
Uma das definições de fé, aliás a que eu mais gosto é mesmo a do livro de Hebreus, capitulo 11 que diz: “…a fé é a certeza de cousas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem”
Na própria definição de fé, encontramos que fé tem a ver com o futuro, com o que ainda não aconteceu, mas a consequência de não se agir com a devida fé, afeta o presente e comprometer o futuro.
Quando se toma alguma decisão importante na vida, precisa aprender a lidar com a fé, uma vez que não tem outro recurso para vislumbrar o futuro.
Então, todas as escolhas na vida, precisam passar pelo crivo da fé, pois é a certeza de cousas que se espera, pois ainda não aconteceram.
Uma pessoa que nutre um bom relacionamento com Deus, antes de fazer qualquer escolha na vida, por mais simples ou complexa que seja, deve consultar a Deus e após isto, fazer a escolha pela fé e andar com fé, crendo que dará tudo certo.
No estudo de caso hoje, há o exemplo bíblico de Abel, o segundo filho de Adão e Eva, irmão de Caim, que veio a ser o seu executor e o matou.
Ambos, Caim e Abel, decidiram oferecer um sacrifício a Deus.
Caim foi e tomou do fruto da terra e ofereceu a Deus.
Caim não estava em nenhum momento agindo por fé, apenas um ato de culto, sem se comprometer, sem se empenhar. Só fez.
Abel, por sua vez, decidiu fazer daquele momento, um ato de fé e de forma excelente, foi ao rebanho, escolheu o melhor cordeiro e o sacrificou para Deus.
Era, para Abel, não apenas um ato formal de culto, mas escolheu se relacionar com Deus pela fé e fez tudo de maneira excelente.
Três importantes registros sobre Abel no texto em epígrafe:
Primeiro – Ele obteve o testemunho de ser justo. Deu a Deus o que era de Deus, deu o melhor para Deus, abriu mão de si mesmo e de sua própria vontade, pois escolheu fazer o melhor para Deus.
Segundo – Abel obteve a aprovação de Deus, quanto às suas ofertas. Está no plural, porque Ele não apenas ofereceu algo a Deus, mas Ele também se ofereceu a Deus. Uma das definições de culto é: “Um oferecimento de nós mesmos a Deus”
Terceiro – Por meio da Fé de Abel, mesmo depois de morto, sua fé ainda fala. Mais do que um legado deixado, a excelência da fé de Abel, extrapola o tempo e fica registrado nas sagradas escrituras, que Ele era um homem de fé.
Concluindo, ande com fé e pela fé, faça boas escolhas. A excelência da fé é quando o bom relacionamento com Deus, te ajuda a decidir ser e fazer as coisas certas, ter a bênção e aprovação de Deus e realizar, no dia a dia, tudo o que for necessário para o seu bem, o bem do seu próximo e a glória de Deus.
Que Deus te abençoe!