“ Então lhe disse Jesus: Ó Mulher, grande é a tua fé! Faça-se contigo como queres. E, desde aquele momento, sua filha ficou sã” (Mateus 15:28)
Existe uma grande parcela da humanidade que sofre o preconceito, o racismo e traumas psíquicos sociais.
Para estas pessoas fica mais difícil exercitar a fé, até porque são provadas o tempo todo pela rejeição que sofrem, ou no mínimo a intolerância.
Mas a Fé é arrimo para todas as classes de pessoas, para todas as circunstâncias e em todo o tempo.
O Estudo de Caso hoje, que se parece com um que já vimos aqui na coluna, também de uma mulher sofredora, mas este caso se diferencia, por conta da abordagem e da reação de Jesus à Ela.
Dentre as muitas histórias de Fé na Bíblia, a desta mulher tem traços distintivos claros, pois mostra uma série de barreiras que foram vencidas.
No episódio, a Fé desta mulher a fez vencer as barreiras étnicas, culturais, religiosas. A fez vencer preconceitos arraigados profundamente na mentalidade judaica da época, em que os judeus chamavam os não judeus de cães.
A fé desta mulher, chamada de Cananéia, ou seja habitante de Canaã, foi tão grande, que em meio a uma situação discriminatória, preconceituosa e de aparente rejeição, ela se aproxima de Jesus e contra tudo e todos, exerce a sua fé e recebe plena vitória e sai fortalecida e elogiada por Jesus Cristo
Algumas lições nos são dadas neste episódio:
. A força extraordinária da fé, que faz com que a mulher em meio a toda uma hostilidade, se aproxime de Jesus Cristo.
. Diante da aparente rejeição de Cristo ao se utilizar de uma prática judaica em relação aos gentios, que chamavam os gentios de “cães”, quando disse que “não é bom tirar o pão dos filhos e lança-los aos cachorrinhos…”, a Mulher com firmeza e segurança rebate, “…mas os cachorrinhos comem as migalhas que caem da mesa de seus donos…”
. A mulher tem discernimento ao compreender que Jesus, apesar de usar uma expressão de uso comum dos judeus, faz no entanto no diminutivo, denotando carinho. Ela responde usando a mesma expressão, também no diminutivo, demonstrando ter entendido a mensagem subliminar de Cristo.
. Ato contínuo, Jesus expressa uma das frases mais marcantes da bíblia:
“Ó mulher, grande é a tua fé”
A fé desta mulher era grande porque:
– Foi à Jesus à despeito de todas as barreiras
– Clamou a Jesus, colocando seu desejo claramente
– Soube reagir bem ao que parecia ser a indiferença por parte de Jesus, que num primeiro momento, não a atendeu.
– Soube reagir bem à primeira fala de Jesus, que dizia não ter sido enviado senão às ovelhas perdidas de Israel. Ela simplesmente o Adorou, como se dissesse: “Não sou uma das ovelhas perdidas de Israel”, mas sou uma ovelha e te adoro.
Conclusão
Esta mulher cananéia, que tinha uma causa tão urgente, foi à Jesus pela fé e transcendendo todas as barreiras étnicas, culturais e religiosas, mostrou ao mundo a graça de Jesus que é maior do que todas as barreiras e a compaixão de Jesus, para com todos aqueles, que com fé se aproximam dele.