O Passe Livre Intermunicipal de Mato Grosso do Sul, que garante gratuidade ou desconto no transporte rodoviário a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda, substituiu o cartão físico pela versão digital. A carteirinha agora pode ser acessada pelo aplicativo MS Digital ou no site oficial do programa.
Segundo a Secretaria de Assistência Social e dos Direitos Humanos, 77,6 mil pessoas estão cadastradas no benefício, entre elas 69,3 mil idosos, quase 6 mil pessoas com deficiência e 2,3 mil acompanhantes.
Com a mudança, não será mais necessário portar o cartão em plástico, que era passível de perda ou dano. O acesso pelo celular deve agilizar renovações e reduzir burocracias. Para utilizar o benefício, o usuário precisa informar CPF e data de nascimento no aplicativo.
O programa é destinado a moradores de Mato Grosso do Sul com renda de até dois salários mínimos. No caso das pessoas com deficiência, é exigido laudo médico do SUS; acompanhantes podem ser incluídos quando houver recomendação de equipe multiprofissional.
A solicitação continua sendo feita nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), mediante apresentação de documentos pessoais e comprovantes.
Mais informações estão disponíveis pelo telefone (67) 3318-4145 ou pelo e-mail [email protected]
Foto: Monique Alves/Sead