COMPARTILHE

Nesta quinta-feira (10), o Brasil celebra uma paixão nacional: o Dia da Pizza. A data foi criada em 1985 pelo então secretário de turismo de São Paulo, Caio Luiz de Carvalho, durante um concurso que elegeu as melhores pizzas marguerita e mussarela da cidade. O sucesso foi tanto que a celebração virou oficial e, desde então, a redonda conquistou espaço definitivo no imaginário e no cardápio do brasileiro.

E há motivos para comemorar. Segundo o estudo da Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra) o Brasil é hoje o maior consumidor de pizza da América Latina, com cerca de 5,8 quilos por pessoa ao ano e impressionantes 3,8 milhões de unidades consumidas diariamente. Só a cidade de São Paulo, considerada por muitos como a “capital mundial da pizza fora da Itália”, produz cerca de 1 milhão de pizzas por dia.

Mas o movimento não se restringe aos grandes centros. Mato Grosso do Sul também entra no radar da produção acelerada, o estado conta com 579 pizzarias ativas, com um crescimento de 12,21% em 2024. Segundo dados do estudo anual do mercado da Apubra divulgado nesta quarta-feira (9), o estado fabrica 39.951 unidades de pizza por dia. Essa produção local reforça a força do setor e mostra que o amor pela pizza é genuinamente nacional.

De um programa de domingo à noite, a pizza se transformou em hábito cotidiano. Com borda recheada, fermentação lenta, sabores veganos e muita criatividade, ela se adaptou a todos os gostos. Dados da Kantar mostram que o consumo fora de casa cresceu 2,1% em 2023, mas é dentro de casa que a geração Z tem feito história, o consumo entre jovens de 18 a 29 anos aumentou 31% no último ano. E a praticidade dita o ritmo, hoje, o WhatsApp rivaliza com os apps de delivery como canal de pedidos.

Esse comportamento ágil também movimenta o mercado: só em 2023, mais de 3.500 novas pizzarias foram abertas no país, 92% operaram com lucro, de acordo com levantamento da Apubra e da consultoria Galunion.

Mas a pizza vai além dos números. É prato da partilha, do “meio a meio”, da conversa em volta da mesa. Talvez por isso tenha se tornado tão simbólica, um espaço de diversidade, onde doce de leite e estrogonofe podem coexistir com calabresa ou quatro queijos. E enquanto ganha espaço em restaurantes de alta gastronomia, com farinhas orgânicas e fornos a lenha, mantém sua essência acolhedora.

A celebração de 10 de julho vai além da gastronomia: ela revela o comportamento do consumidor, a capacidade de reinvenção dos pequenos negócios e a permanência de um hábito que é puro conforto. Em Mato Grosso do Sul, no Sudeste ou no Norte, a pizza continua unindo pessoas, lares e sabores.

Seja em pedaços triangulares, quadrados ou com a mão mesmo, uma coisa é certa: quando a pizza chega, a vontade de comer fala mais alto.

Foto: Unsplash

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.