“Pela fé, atravessaram o mar Vermelho como por terra seca; tentando-o os egípcios, foram tragados de todo.” – Hebreus 11:29
Minha gente querida,
Um dos grandes benefícios da fé é a concessão da esperança em momentos de grande tensão e de obstáculos aparentemente intransponíveis. Precisa-se muito mais de fé, quando as situações fogem de nosso controle e ou quando não dependem de nossas ações, a solução.
A fé é o arrimo em que se firma quando as incertezas do presente ou do futuro tentam nos envolver.
O Estudo de caso de hoje, trata-se de um dos episódios bíblicos mais extraordinários e de proporções gigantescas e fantásticas.
O Cenário – O Povo Hebreu, que durante 430 anos residira no Egito, se multiplicou e se tornou insuportavelmente grande, estimativas de mais de 2 milhões de pessoas.
Deus resolveu libertar este povo e conduzi-lo em direção à terra prometida, chamada de Canaã.
Depois de travada uma dramática batalha emocional e espiritual com Faraó, Rei do Egito, especialmente depois do grande luto em cada família do Egito, após a morte de todos os primogênitos, é permitido a saída dos hebreus, que são na verdade, quase que expulsos.
O numeroso povo, sai a passo de gado, idosos, mulheres grávidas e crianças pequenas, e o caminho escolhido por Deus, tinha barreiras dos lados e não se podia fazer outra coisa, se não seguir em frente, guiados pelo Próprio Deus, que de dia fazia um toldo de nuvens para protege-los do excessivo calor do deserto e uma coluna de fogo, para alumiar e aquentar na caminhada noturna.
A Reação – Quando Faraó e seus oficiais se deram conta de que a saída do povo hebreu arruinaria a economia do Egito e passados os momentos mais dolorosos da dor do luto, decidiram perseguir, alcançar e reconduzir de volta os hebreus.
O Exército de Faraó, o maior do mundo, se prepara para a guerra mais decisiva do País em que trariam os escravos e a mão de obra israelita para evitar o colapso nacional.
Devido às diferenças de marcha, os hebreus à passo de gado, crianças e idosos e Faraó, com o que tinha de mais veloz e avançado para a época, em poucos dias o Exército se aproximou feroz e perigosamente dos indefesos retirantes.
A Ação da Fé – O capitulo 14 de Êxodo, narra com vívida emoção, o momento mais tenso quando o Exército estava mais próximo, sem saída para os hebreus pelos lados e o instransponível Mar Vermelho á frente.
O Povo clama, Moisés fala com Deus e recebe a seguinte direção:
“Disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. E tu, levanta o teu bordão, estende a mão sobre o mar e divide-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco.
Eis que endurecerei o coração dos egípcios, para que vos sigam e entrem nele; serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, nos seus carros e nos seus cavalarianos; e os egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando for glorificado em Faraó, nos seus carros e nos seus cavalarianos.” – Êx. 14:15-18
Era a hora da Fé em Ação – O povo de Deus deveria marchar em direção ao Mar, não retroceder, não desistir. Deus instrui a Moisés, que pela fé obedece ao Senhor e o mar se abriu e o Povo passou com os pés secos.
O que se seguiu foi cinematográfico. Vejamos o registro bíblico:
“Então, Moisés estendeu a mão sobre o mar, e o Senhor, por um forte vento oriental que soprou toda aquela noite, fez retirar-se o mar, que se tornou terra seca, e as águas foram divididas.
Os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas lhes foram qual muro à sua direita e à sua esquerda. Os egípcios que os perseguiam entraram atrás deles, todos os cavalos de Faraó, os seus carros e os seus cavalarianos, até ao meio do mar. Na vigília da manhã, o Senhor, na coluna de fogo e de nuvem, viu o acampamento dos egípcios e alvorotou o acampamento dos egípcios; emperrou-lhes as rodas dos carros e fê-los andar dificultosamente. Então, disseram os egípcios: Fujamos da presença de Israel, porque o Senhor peleja por eles contra os egípcios. Disse o Senhor a Moisés: Estende a mão sobre o mar, para que as águas se voltem sobre os egípcios, sobre os seus carros e sobre os seus cavalarianos.
Então, Moisés estendeu a mão sobre o mar, e o mar, ao romper da manhã, retomou a sua força; os egípcios, ao fugirem, foram de encontro a ele, e o Senhor derribou os egípcios no meio do mar.
E, voltando as águas, cobriram os carros e os cavalarianos de todo o exército de Faraó, que os haviam seguido no mar; nem ainda um deles ficou. Êxodo 14:21-28
O registro bíblico que acima este texto fala que depois da furiosa perseguição e mesmo com tudo jogando contra, os Israelitas passaram em meio ao mar, que pela fé, se abriu.
Que alento podemos encontrar na fé. Mesmo quando tudo parece impossível, podemos ter esperança e viver o sobrenatural pela fé.
Deus abençoe a sua vida e te ajude a andar pela fé em qualquer circunstância.