Evento de 6 a 10 de agosto terá entrada gratuita e programação para todos os públicos
A 18ª edição do Festival do Sobá, de 6 a 10 de agosto, marcará o centenário da Feira Central de Campo Grande com programação cultural ampliada e entrada gratuita. O evento reunirá shows nacionais, apresentações nipo-brasileiras, atrações voltadas ao público jovem e espaço para artistas locais e empreendedores.
Sede histórica do turismo de Mato Grosso do Sul, a Feira Central completa 100 anos de funcionamento ininterrupto e reforça, com o festival, seu papel como símbolo cultural e econômico da capital. A abertura oficial, no dia 6, terá a tradicional cerimônia, apresentação do grupo de tambores japoneses Raiden Daiko e show da dupla de sucesso nacional Marcos & Belutti.
Na quinta-feira (7), sobem ao palco Gian & Giovani, além de apresentações do Coral de Senhoras Nipo-Brasileiras, grupo infantil Sakurá e grupo de danças tradicionais Hananokai. Também retorna o Salão de Orquídeas, e o artista Ruberval Cunha fará intervenções diárias.
A programação inclui ainda a Parada Nerd, com campeonatos de games, karaokê temático, apresentações de músicas de anime, palestras com dubladores e concurso de cosplay. A proposta é aproximar o público jovem das tradições da feira.
O centenário homenageia o sobá, reconhecido como patrimônio cultural imaterial de Campo Grande. Mais que um prato típico, tornou-se elemento central da identidade local, tema de pesquisas acadêmicas e ações de salvaguarda cultural.

Para a presidente da Associação da Feira Central, Cultural e Turística de Mato Grosso do Sul (Afecetur), Alvira Appel Soares de Melo, a edição de 2025 traduz o espírito da feira. “Estamos celebrando o centenário da Feira com tudo aquilo que nos representa: o sobá, a cultura nipo-brasileira, a diversidade de Campo Grande e o futuro que queremos construir. Mais do que um prato, o sobá é uma ponte entre gerações e culturas. E essa festa é o nosso jeito de agradecer à população por manter essa história viva”.
Foto de capa: Saul Schramm