COMPARTILHE

Jogo “Economia Quativa” foi desenvolvido por alunos do Senac Hub Academy e destaca a diversidade cultural e criativa do estado

A Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc) e o Senac Hub Academy lançaram o game “Economia Quativa”, uma experiência digital que apresenta, de forma lúdica, a diversidade cultural, turística e criativa de Mato Grosso do Sul. O jogo, desenvolvido por alunos do curso de Desenvolvimento de Jogos Digitais do Senac, já está disponível gratuitamente no site oficial da Setesc, na seção MS+Criativo.

A iniciativa surgiu a partir de uma proposta da Superintendência de Economia Criativa e Políticas Integradas da Setesc, com o objetivo de aproximar jovens talentos da área tecnológica das manifestações culturais e econômicas que formam a identidade sul-mato-grossense.

No jogo, o usuário é conduzido por um quati, personagem inspirado na fauna local, em uma jornada que remete ao Trem do Pantanal. Durante o percurso, o jogador visita cidades e paisagens emblemáticas de Mato Grosso do Sul, como Campo Grande, Bonito, Corumbá, Dourados e Três Lagoas, e descobre expressões artísticas, festas populares e pontos turísticos do estado.

Segundo o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, o projeto é um exemplo de como a tecnologia pode fortalecer as políticas públicas culturais. “O game Economia Quativa é um exemplo de como a tecnologia pode ser uma poderosa aliada da cultura. Quando aproximamos os talentos criativos de nossas instituições de ensino das políticas públicas da Setesc, geramos resultados que inspiram e educam. Este jogo é uma vitrine do que Mato Grosso do Sul tem de melhor”, afirmou o secretário.

A superintendente de Economia Criativa, Luciana Azambuja, destaca que o projeto vai além de um produto digital, sendo uma nova forma de vivenciar e divulgar a cultura sul-mato-grossense.

“Propomos ao Senac a ideia de criar um game capaz de transmitir as riquezas e singularidades do nosso estado, destacando, de forma envolvente, a economia criativa de Mato Grosso do Sul. O projeto segue a tendência de inovação através da gamificação, e os alunos desenvolveram narrativas, personagens e cenários inspirados em nossas tradições e manifestações culturais. Parcerias como essa são fundamentais para valorizar e divulgar nossa cultura por meio da tecnologia”, disse a superintendente.

Durante o desenvolvimento do jogo, os estudantes participaram de todas as etapas do processo, roteiro, criação de personagens, design de cenários, programação e testes. As atividades incluíram pesquisas de campo para garantir autenticidade às referências regionais, fortalecendo a percepção dos alunos sobre a importância da cultura local.

O “Economia Quativa” já pode ser acessado gratuitamente no portal da Setesc. A página reúne informações sobre o projeto e o link direto para jogar online.

O lançamento oficial do game ocorrerá durante o seminário “Conexões Criativas: Fortalecendo a Economia Criativa em Mato Grosso do Sul”, no dia 5 de novembro, das 8h às 12h, no Centro Cultural José Octávio Guizzo, em Campo Grande.

Com informações e imagem do Governo de Mato Grosso do Sul

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.